Emagrecimento de crianças e adolescentes

Julho 2017


A obesidade infantil é um problema cada vez mais grave e recorrente no mundo. Além de prevenir doenças que têm o sobrepeso como fator de risco, a perda de peso entre crianças e adolescentes é importante para melhorar o aspecto da pele e a confiança do jovem. Por outro lado, muitos menores hoje em dia fazem regimes sem necessidade, o que pode ser perigoso. Assim como em adultos, a prudência e o acompanhamento médico são fundamentais para promover o emagrecimento saudável de crianças e adolescentes obesos.

Bons hábitos alimentares

O sobrepeso é fruto de maus hábitos alimentares do menor, que costumam refletir erros cometidos pelos pais. Para emagrecer facilmente, é indispensável evitar doces durante um certo período e cortar os lanches entre as refeições. Se a criança realmente sentir fome, proponha algo mais saudável como uma fruta ou iogurte. Também esteja atenta por substituir refrigerantes por sucos e água. Consuma frutas e legumes à vontade e evite frituras. Como os adultos, um adolescente não deve pular refeições.

Bons hábitos comportamentais

Para impedir o ganho de peso ou promover sua perda, também é essencial abandonar certos hábitos comportamentais ruins, como comer diante da televisão ou computador. Além disso, a prática regular de atividade física é fundamental. Deixe a criança escolher o esporte que mais lhe agrada. Em resumo, ajude a criança a viver melhor e virar a página do sobrepeso.

Foto: © Kwanchai-Chai-udom - 123RF.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 24 de julho de 2017 às 16:33 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Emagrecimento de crianças e adolescentes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.