Uso correto de desodorantes

Setembro 2017


O uso de desodorante é um hábito de quase todas as pessoas. No entanto, a Sociedade Internacional contra a Hiperidrose alerta que a população utiliza o produto de maneira incorreta, reduzindo seus efeitos. Por outro lado, muitas pessoas, principalmente aquelas de origem asiática, podem estar comprando desodorantes sem necessidade.

Uso correto do desodorante

Em geral, as pessoas utilizam o desodorante após o banho matinal e antes de saírem de casa para escola ou trabalho. Porém, devemos passar o produto nas axilas momentos antes de deitar para dormir e com as axilas completamente secas, defende a Sociedade Internacional contra a Hiperidrose.

O grupo de especialistas afirma que o desodorante deve ser a última ação que desempenhamos no dia. Depois disso, o ideal é deitar na cama e dormir até o dia seguinte. Além disso, para garantir que não haja umidade nas axilas, deve-se passar uma toalha seca sobre a região antes da aplicação do desodorante.

O uso do desodorante à noite, segundo os profissionais, facilita a penetração nas glândulas sudoríparas pois elas reduzem seu funcionamento - e a consequente produção de suor - durante o sono, garantindo tempo para a ação dos componentes do desodorante.

Ação do desodorante

Os desodorantes atuam no combate ao suor e ao mau cheiro dele derivado através da penetração de seus componentes, principalmente os sais de alumínio, nas glândulas sudoríparas. Uma vez infiltrados, essas substâncias se cristalizam tampando os poros que liberam o suor e interrompendo a sua produção. Essa paralisação da sudorese deve durar cerca de 24 horas.

Uso desnecessário do desodorante

Além de utilizar o desodorante incorretamente no período da manhã, muitas pessoas compram o produto sem necessidade, afirma pesquisa publicada no 'Journal of Investigative Dermatology'. O levantamento constatou que 100% dos negros e 97% dos brancos possuem variação genética que faz com que as bactérias da axila gerem o mau odor. No entanto, apenas 20% dos asiáticos ou descendentes têm este gene. Porém, cerca de 75% deste grupo usa desodorantes apesar de não sofrer com o mau cheiro.

Foto: © Mile Atanasov - 123RF.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 22 de agosto de 2017 às 11:42 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Uso correto de desodorantes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.