Primeiros sintomas do mal de Alzheimer


A perda da memória recente é o primeiro sintoma mais comum do mal de Alzheimer. No entanto, outras manifestações do início do desenvolvimento podem ser listados. Ao reconhecer a recorrência de um ou mais destes sinais em um idoso ou adulto de meia idade, familiares e amigos devem aconselhar a visita a um médico especialista para realização de exames e obtenção de diagnóstico para definição sobre o método de tratamento da doença neurodegenerativa, que afeta 44 milhões de pessoas em todo o mundo.

Primeiros sintomas do Alzheimer

Além da perda de memória recente, outros sintomas podem ser percebidos como primeiros sinais do desenvolvimento do mal de Alzheimer. O indivíduo começa a guardar objetos em locais inapropriados, como chaves no lixo e óculos na geladeira, e perde a noção do tempo, esquecendo seguidas vezes os dias da semana e, consequentemente, de compromissos de ocasião ou hábitos, como encontros com os filhos e amigos.

A pessoa nos primeiros estágios do mal de Alzheimer também passa a esquecer ou confundir o nome de parentes e refaz exaustivamente as mesmas perguntas sobre a vida cotidiana de parentes e ações planejadas.

Por conta da perda progressiva da memória recente, o idoso também experimenta distúrbios comportamentais, sofrendo com alterações de humor repentinas, e fica impedido de sair de casa desacompanhado pelo risco de se esquecer onde está ou como retornar para casa.

Em um estágio um pouco mais avançado, o portador do mal de Alzheimer também começa a não reconhecer familiares, o que pode ser especialmente perigoso em situações dentro de casa, quando a pessoa acredita que estranhos estão invadindo sua residência.

Foto: © Ruslan Guzov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Primeiros sintomas do mal de Alzheimer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade