Causas da hipotermia

Uma das funções mais importantes do cérebro é manter a temperatura corporal. Para cumprir esta função, ele atua conjuntamente com outros órgãos, como pele e pulmões. Instabilidades na temperatura corporal afetam o funcionamento do organismo. Veja abaixo o que pode provocar hipotermia, ou seja, a redução da temperatura do corpo.

Problemas circulatórios

Alterações de temperatura provocadas por problemas circulatórios não costumam representar preocupação para o paciente, pois geralmente são motivadas pelo frio e são combatidos com uso de roupas quentes. No entanto, se os sintomas não desaparecem ou mesmo pioram, pode-se tratar de problemas circulatórios mais graves.

Transtornos metabólicos

Neste caso, os hormônios tireoidianos, responsáveis pela velocidade das funções químicas do organismo, não são produzidos em quantidade suficiente, o que pode causar, além de hipotermia, problemas circulatórios nas extremidades do corpo e distúrbios nervosos. Outro transtorno metabólico relacionado à redução da temperatura do corpo é a diabetes, que não permite ao corpo regular a quantidade de açúcar no sangue.

Estado de choque

O estado de choque coloca em risco a vida do paciente. O sistema circulatório não é capaz de obter sangue suficiente para os órgãos vitais e o indivíduo sofre desmaios, enjoos, confusão mental, taquicardia (aumento anormal da frequência cardíaca) e diminuição da pressão arterial. Um dos sintomas do estado de choque é a hipotermia.

Traumatismos

Traumatismos, como acidentes de trânsito ou ferimentos a bala, são algumas das situações em que o paciente pode entrar no já mencionado estado de choque e, portanto, sofrer redução da temperatura corporal.

Dieta inadequada

Transtornos alimentícios, como anorexia nervosa e bulimia, podem provocar hipotermia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) cita que a redução da temperatura corporal pode ocorrer em casos de desnutrição grave, pois, nestes casos, o paciente apresenta uma menor taxa metabólica.

Álcool e drogas

O uso inadequado e excessivo de álcool e drogas ilícitas também é um dos fatores de promoção da hipotermia.

Uso de medicamentos

Alguns fármacos podem ter como efeito colateral uma baixa da temperatura corporal. A ingestão, por exemplo, de betabloqueadores pode provocar má circulação sanguínea, causando diminuição da temperatura.

Outras causas

A sepse (infecção generalizada), infecções em recém-nascidos ou a idade avançada são outras causas para a ocorrência de hipotermia.

Foto: © Evgeny Kabardin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Causas da hipotermia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade