Micose no pênis: sintomas e tratamento

A micose na glande é uma infecção frequente entre os homens, que geralmente é provocada pela presença do fungo Candida albicans no pênis. Apesar de seu aspecto muito característico, esta doença benigna exige uma consulta médica para ser corretamente diagnosticada e tratada.

Sintomas da micose peniana

No homem, a micose genital se apresenta geralmente ao redor do freio do pênis, parte elástica do tecido localizada abaixo da glande. A micose pode se estender pela glande e chegar ao prepúcio e se manifesta pelo tom avermelhado da mucosa, presença de pequenos pontos parecidos com pústulas, sensação de irritação, coceira e inchaço da glande. A observação destas diferentes lesões permite ao médico diagnosticar o problema e pedir exames complementares para sua comprovação.

Causas da micose peniana

A infecção que afeta a glande se deve geralmente à presença no pênis do fungo Candida albicans.

Fatores de risco para micose peniana

Vários fatores podem propiciar a aparição desta forma de candidíase, como irritação da mucosa sexual, diminuição das defesas imunológicas e diabetes.

O que é balanite

A micose genital no homem pode ser comparada com a balanite genital, que corresponde a um inchaço ou inflamação da parte externa do pênis, a glande. A cândida, uma bactéria ou uma reação alérgica podem ocasionar este problema. Em caso de dúvida, o médico poderá realizar uma biópsia da superfície da glande para obter um diagnóstico diferencial e orientar o tratamento.

Tratamento da micose peniana

Para curar esta infecção fúngica é necessário um tratamento local, com uso de pomada antifúngica, eventualmente em combinação com cremes à base de cortisona e medicação oral em caso de balanite resistente. Também é importante combater os fatores de risco, praticando a higiene íntima regular (limpeza completa da glande com produtos de pH neutro).

Foto: © Vasin Lee - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Micose no pênis: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade