Antipirético - Definição

Dezembro 2017


Definição de antipirético

Um antipirético é um medicamento utilizado no tratamento da febre. Existem inúmeras moléculas que possuem efeito antipirético entre elas o paracetamol, os anti-inflamatórios não-esteroides, moléculas igualmente dotadas de propriedades analgésicas. O paracetamol, o mais comumente utilizado, possui a vantagem de agir rapidamente em questão de minutos e apresentar poucos efeitos colaterais. Em fortes dosagens, ele é tóxico para o fígado. Plantas medicinais também permitem o tratamento da febre. As plantas conhecidas pela sua ação sobre a febre são absinto, eucalipto, casca da bétula e chicória selvagem.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de novembro de 2017 às 11:38 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Antipirético - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.