Alergias: testes e exame de sangue

Um exame de alergias compreende, pelo menos, um questionário e testes cutâneos que são essenciais para o diagnóstico de uma alergia. Os testes cutâneos de alergia podem ser feitos em pessoas de todas as faixas etárias, desde crianças até idosos.

Como é feito o teste de alergia

Os testes cutâneos de alergia são rápidos, causam apenas o mínimo de dor, são confiáveis e permitem, na maioria dos casos, conhecer as alergias em cerca de 20 minutos. Uma gota de alérgeno é colocada sobre a pele do antebraço, através de pequenos furos com uma agulha.

Uma reação semelhante a de uma picada de mosquito no local do teste determina que o alérgeno testado pode ser responsável por certos sintomas. É importante notar que em 10% a 20% dos casos de teste cutâneo positivo não significa necessariamente que a pessoa é alérgica ao alérgeno testado.

Quem pode fazer o teste de alergia

O teste de alergia pode ser realizado até em crianças pequenas, o que pode ser benéfico. Esperar que a criança tenha 5 ou 6 anos para fazer os testes atrasa o diagnóstico e o início do tratamento, agravando ainda mais as manifestações. O consenso atual é de que o teste pode ser feito bem cedo, antes do primeiro ano de vida em casos de manifestações respiratórias graves em episódios de urticária ou eczema.

Teste de alergia nas costas

Além do procedimento convencional no antebraço, há também um teste de alergia feito nas costas do paciente. Nele, um adesivo com os alérgenos é colado na região. Na sequência, a análise é a mesma para o teste tradicional. Os locais onde ocorrerem reações na pele indicam que o paciente - muito provavelmente - é alérgico ao produto ou substância.

Exame de sangue para alergia

Se os testes cutâneos são inconsistentes com as afirmações descritas ou são de difícil realização, o médico pode realizar um exame de sangue. Os mais realizados são o de dosagem sanguínea da imunoglobulina E total ou específica. Os anticorpos interferem na reação alérgica devido aos alérgenos suspeitos.

Para este exame de sangue é necessário estar de jejum ou modificar o tratamento antialérgico. Esse exame permite identificar as causas biológicas específicas da alergia e determinar o alérgeno responsável pelos sintomas.

Foto: © Antonio Gravante - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Alergias: testes e exame de sangue', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade