Benefícios do consumo de chá preto

O chá é, depois da água, a bebida mais consumida no mundo. O chá preto e o chá verde vêm da mesma árvore. O aspecto e sabor distintos do chá preto está na fermentação. Isso lhe garante um índice de teína mais elevado que o restante dos chás e o torna muito rico em minerais, como zinco, cálcio, cromo, magnésio, manganês, ferro, potássio, fósforo, flúor e alumínio.

Função antioxidante

Por possuir grande quantidade de polifenóis, o chá preto tem alta capacidade de proteção do organismo contra os radicais livres. Estes, geralmente, são uma das principais causas de debilidades no sistema imunológico. Além disso, a função antioxidante do chá preto previne o envelhecimento e ajuda no combate a doenças cardiovasculares.

Função adstringente

A boa concentração de taninos garante o sabor amargo do chá preto e lhe confere função adstringente, importante no combate da diarreia e gastrite.

Função diurética

O chá preto favorece a eliminação de líquidos pelo organismo. É reconfortante e, apesar de ter poucas calorias, traz grande sensação de saciedade, o que o torna um importante substituto para bebidas açucaradas.

Função estimulante

O chá preto possui substâncias ativas que dão ânimo para corpo e mente. Por isso, é bastante recomendado consumi-lo no café da manhã ou depois das refeições.

Controle da diabetes

Os compostos polissacarídeos do chá preto têm importantes propriedades inibitórias da glicose e sua absorção. Com isso, são bons para o controle do açúcar no sangue e, consequentemente, da diabetes.

Foto: © karandaev - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios do consumo de chá preto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade