Menopausa – Quando e como começa

A menopausa é um processo fisiológico que se produz de forma natural em todas as mulheres. A menopausa consiste no desaparecimento definitivo do fluxo menstrual. Podemos falar com certeza que uma mulher está na menopausa quando o fluxo menstrual desaparece por um período de 12 meses consecutivos.

Processo da menopausa

O desaparecimento do ciclo menstrual é provocado pela interrupção da secreção dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários (estrogênio e progesterona). A partir dos 50 anos, os ovários já não são capazes de produzir os hormônios sexuais. Consequentemente, eles perdem a capacidade de liberar os óvulos. A associação destas duas alterações impede que a mulher engravide e o espessamento das paredes do útero, que dá origem à menstruação.

Idade em que começa a menopausa

A menopausa começa, aproximadamente, quando a mulher tem 51 anos. Os anos anteriores ao momento da menopausa - quando a menstruação é irregular, mas ainda ocorre em alguns meses - são classificados de pré-menopausa.

Menopausa precoce e menopausa tardia

Menopausa precoce

A menopausa é considerada precoce quando ela aparece antes dos 40 anos. A menopausa precoce ocorre em 1% a 2% da população feminina. Além disso, em mulheres que fumam, a menopausa costuma se apresentar um ou dois anos antes do normal.

Menopausa tardia

A menopausa tardia é aquela que ocorre entre os 55 e 60 anos. A obesidade é a causa mais frequente do atraso na chegada da menopausa.

Outras causas da menopausa

Embora a menopausa seja um processo fisiológico natural, também pode ser produzida por tratamentos para o câncer como a quimioterapia, retirada dos ovários (ovariectomia) ou uma doença autoimune, que faz com que o sistema imunológico reaja produzindo anticorpos que podem afetar os ovários.

Foto: © Tefi - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Menopausa – Quando e como começa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade