Como prevenir o aparecimento de ácaros

Os ácaros são pequenos insetos, da classe dos aracnídeos, que parasitam outros animais ou plantas. Eles vivem dentro das casas em diversos locais: roupas de cama, cortinas, tapetes etc.

Como prevenir a ocorrência de ácaros na cama e roupas

Primeiro, certifique-se de ventilar os ambientes todos os dias, entre 30 e 60 minutos, tanto no inverno como no verão. Mudar os lençóis toda semana e lavar à temperatura mais alta possível, cerca de 60°C. Além disso, lavar, pelo menos uma vez por mês, almofadas, colchas e cobertores com a temperatura mais alta possível. Em seguida, coloque a roupa de cama em um armário trancado.

Para evitar a ocorrência de ácaros no quarto, mantenha a temperatura ambiente entre 18°C e 19°C no máximo e a umidade entre 50% e 60%. É importante evitar o uso de beliches, porque a pessoa que dorme na cama de baixo inala muitos ácaros do beliche superior. Quem é alérgico deve usar estrados de ripas nas camas. Finalmente, escolha travesseiros e edredons de material sintético e evite penas pois elas alojam os ácaros.

Limpeza da casa para prevenir ácaros

Convém limpar a casa com pano úmido uma ou duas vezes por semana. Evite o uso de sprays de limpeza e detergentes que podem agravar os sintomas alérgicos. É aconselhável limpar azulejos, parquets e móveis com um pano úmido ou esfregão. Não utilize o espanador que faz com que os ácaros se espalhem ao redor da sala. Além disso, escove e agite os tapetes fora dos quartos e ventile cada quarto depois de ter passado o aspirador.

Como remover ácaros com aspirador

Recomenda-se passar o aspirador duas ou três vezes por semana durante 30 a 40 minutos para remover 20% dos alérgenos dos ácaros. Como os ácaros colonizam tapetes, estofados e cortinas, é aconselhável reduzir ao máximo esses itens na casa, mas se isso não for possível, não esqueça de limpar o tapete e, especialmente, debaixo da cama.

O uso do aspirador de pó evita que partículas alergênicas se espalhem pelo quarto. Para fazer isso, verifique também se seu aspirador está equipado com um filtro eficaz contra partículas de alérgenos, porque isto evita que os ácaros se espalhem pelo quarto. Pode também ser útil colocar um saco duplo no aspirador de pó. Atualmente, no mercado, existem muitos aspiradores que atendem a esses requisitos.

Escolher os produtos contra os ácaros

Em primeiro lugar, utilize uma capa contra ácaros e cubra completamente o colchão. Em relação aos produtos antiácaro é prudente não investir muito dinheiro neles. Alergias e ácaros tornaram-se um mercado lucrativo para os empresários. Também não confie nos slogans de antiácaros porque eles nem sempre são 100% eficazes.

Foto: © patchdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Como prevenir o aparecimento de ácaros', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade