Primeiros dias de recuperação de uma cesárea

Maio 2017

As pacientes que tiveram um parto por cesárea podem permanecer de dois a quatro dias no hospital. Mas a recuperação completa levará semanas, de forma que é necessário buscar ajuda durante este período para cuidar da mulher e do bebê.


Náuseas após uma cesárea

Em geral, a mulher se sente dormente e tem náuseas imediatamente após a cirurgia. Elas podem durar até 48 horas, mas o médico tem condições de indicar o uso de medicação para aliviar o desconforto. Muitas mulheres também sentem coceira em todo o corpo, especialmente aquelas que receberam narcóticos na anestesia peridural ou espinhal.

O que fazer para aliviar a dor pós-parto

Se a mulher recebeu anestesia epidural ou espinhal para a cesariana, o anestesista pode ter adicionado morfina, que é um excelente analgésico pós-parto. Alguns anestesistas deixam a epidural durante 12 a 24 horas após a cirurgia para introduzir mais medicamentos, sempre que necessário. Depois disso a aplicação ocorre normalmente via oral, geralmente sob a forma de comprimidos que contêm narcótico e ibuprofeno. Também pode ser usado laxante para aliviar a constipação causada pelo narcótico. Se a medicação administrada não funcionar, é importante informar às enfermeiras. Quanto mais confortável a mulher se sente, mais fácil é amamentar o bebê e começar a se mover novamente.

Quando amamentar após uma cesárea

Se você pretende amamentar, pode começar a fazê-lo na sala de recuperação imediatamente após a cirurgia. Peça à enfermeira para lhe mostrar como amamentar seu bebê deitada em posição lateral ou sentada caso seja seu primeiro filho.

Processo de recuperação durante os primeiros dias

A ferida da incisão fica geralmente dormente e a cicatriz ligeiramente levantada e inchada. Ela adquire uma cor mais escura do que a cor natural da pele. O médico irá avaliar a paciente todos os dias para ver como ela está e verificar se a ferida está cicatrizando bem. No começo, a mulher pode sentir dor ao espirrar, tossir e fazer qualquer outra ação que pressione a área abdominal, mas com o passar dos dias ela irá se sentir melhor. A paciente não deve esquecer de usar as mãos ou um travesseiro para apoiar a incisão quando ri, tosse ou espirra.

Lóquio após uma cesárea

Como qualquer mulher que acaba de dar à luz, após a cesárea ocorre um corrimento vaginal chamado lóquio, composto por sangue e tecido morto do revestimento do útero. Nos primeiros três ou quatro dias, este corrimento será vermelho intenso.

Remoção das sondas em 12 horas

Se tudo estiver bem, normalmente a remoção da sonda intravenosa e urinária ocorre cerca de 12 horas após a cirurgia. Normalmente, a mulher pode começar a beber líquidos e comer alimentos leves de seis a oito horas após a cirurgia quando tem apetite.

Gases após uma cesárea

É normal sentir algum desconforto devido ao acúmulo de gases e se sentir inchada durante os dois primeiros dias. Os gases tendem a se acumular porque os intestinos ficam preguiçosos após a cirurgia. Levantar-se e andar um pouco vai ajudar o sistema digestivo a começar a se mover novamente. Se os sintomas forem graves, o enfermeiro pode dar medicamentos com simeticona, substância que permite que as bolhas de gases se unam mais facilmente, facilitando sua expulsão. A ingestão de simeticona não apresenta risco durante a amamentação.

Levantar da cama após uma cesárea

É aconselhável levantar-se da cama pelo menos algumas vezes por dia após a cirurgia, ou mesmo no dia da cirurgia, para caminhar. A paciente não deve tentar, entretanto, levantar-se sozinha. Uma enfermeira deve estar ao seu lado nas primeiras vezes. É bom também garantir o fluxo de sangue nas pernas movendo os pés, girando os tornozelos e alongando as panturrilhas. Caminhar até o banheiro pode parecer impossível no início, mas se mexer um pouco é importante para a recuperação. Também é crucial urinar com frequência. Se a bexiga ficar cheia, é mais difícil de manter o útero contraído, o que aumenta a pressão sobre o lugar do corte.

Remoção dos pontos em até quatro dias

Em três ou quatro dias, o seu médico provavelmente irá remover os pontos. Isso levará apenas alguns minutos e você pode sentir algumas pontadas, mas não irá doer. Isso geralmente acontece antes de receber alta do hospital. No entanto, às vezes os pontos são retirados após a alta, no consultório do ginecologista. Isto pode ocorrer se você receber alta hospitalar no segundo dia após a cirurgia ou se o médico acredita que precisa de mais tempo para fechar o corte. O prazo se alarga, em geral, nas mulheres com obesidade ou diabetes.

Foto: © Samuel Borges Photography - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Joana.Saude. Última modificação: 7 de abril de 2017 às 13:48 por CCM International.
Este documento, intitulado 'Primeiros dias de recuperação de uma cesárea', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.