Anúria - Definição

Abril 2017


Definição de anúria

A anúria é a falta de urina na bexiga e a incapacidade de eliminação desse líquido. Quando o volume de urina diário é inferior a 500 mililitros, classifica-se a condição de oligúria. Falamos, por sua vez, de anúria excretória quando os rins continuam a fabricar a urina, mas ela não pode ser expelida do corpo, provocando um quadro de retenção aguda de urina. Geralmente, essa forma de anúria é causada por cálculos no trajeto de eliminação da urina. O tratamento consiste em retirar esses obstáculos. Já a anúria secretória consiste na interrupção da produção de urina e é geralmente causada por insuficiência renal muito avançada ou terminal. O doente é, então, submetido ao tratamento de hemodiálise: uma máquina que realiza, diversas vezes por semana, as funções que normalmente cabem aos rins.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 2 de março de 2017 às 22:55 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Anúria - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.