Ansiedade - Definição

Novembro 2017


Definição de ansiedade

A ansiedade é definida como uma sensação de perigo iminente e de origem indeterminada, que alia sintomas emocionais, somáticos, cognitivos e comportamentais. A pessoa em estados de ansiedade sente mal-estar que pode ser responsável por agitação ou apatia. A ansiedade pode ser provocada por fatores de estresse. Ela pode desaparecer por conta própria no fim do período de estresse.

Quando ela é prolongada, estamos falando de um transtorno de ansiedade. A ansiedade pode se traduzir através da sensação de sintomas reais tais como náuseas, fadiga, taquicardia, dores abdominais e enxaquecas. A ansiedade pode igualmente provocar distúrbios de sono ou de concentração, ou mesmo pensamentos paranoicos. Os ansiolíticos são os medicamentos que servem para reduzir a ansiedade.
Publicado por asevere. Última modificação: 30 de maio de 2016 às 11:38 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Ansiedade - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.