Pré-menopausa: o que é e sintomas

A pré-menopausa é o período correspondente a um ano antes da menopausa. Durante este período começam a surgir sintomas hormonais, clínicos e biológicos que anunciam o início da menopausa. Durante a pré-menopausa ocorre uma desaceleração progressiva da atividade dos órgãos reprodutores.

Mudanças que ocorrem na pré-menopausa

Durante a pré-menopausa, as grandes variações na produção de hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) causam anomalias e irregularidades no aparecimento da menstruação. A ovulação ocorre com menos frequência e os ovários passam a liberar menos óvulos. O fluxo menstrual se torna irregular e o seu aspecto muda.

Quando começa a pré-menopausa

A pré-menopausa começa entre 40 e 50 anos, geralmente em torno de 45 anos. Este período dura entre dois e sete anos.

Gravidez na pré-menopausa

A possibilidade de gravidez existe enquanto a menopausa não ocorrer de fato. Durante a pré-menopausa, o corpo continua a secretar hormônios sexuais. O desejo sexual tende a aumentar devido às fortes variações na produção de hormônios sexuais.

Sintomas da pré-menopausa

Os sintomas mais comuns da pré-menopausa incluem ciclos menstruais irregulares com fluxo menos ou mais abundante e de curta duração, estresse, tristeza, ansiedade, mastalgia (dor nas mamas), ondas de calor, dores de cabeça, aumento de peso e do desejo sexual, entre outros.

Fim da pré-menopausa e entrada na menopausa

Uma vez que a menopausa começa definitivamente, as alterações na taxa de hormônios sexuais desaparecem. A pré-menopausa termina quando não há fluxo menstrual durante um período de 12 meses consecutivos.

Foto: © Aila Images - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Pré-menopausa: o que é e sintomas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade