Calculadora de gravidez

Calcular com exatidão em que semana de gravidez se está não é fácil, mas é possível saber a data aproximada da concepção e a previsão de nascimento a partir de alguns cálculos simples.

Para que serve a calculadora de gravidez

A calculadora de gravidez permite que você saiba em que semana da gravidez se encontra uma mulher e determinar a data aproximada do parto.

Como contar as semanas de gravidez

Existem dois métodos diferentes para calcular o tempo de gravidez: o cálculo das semanas de gravidez e o cálculo das semanas de amenorreia.

Calculadora de semanas de gravidez

Os médicos utilizam o método de semanas de amenorreia para calcular o tempo da gravidez porque ele é mais preciso. A amenorreia é a ausência de menstruação e também um dos primeiros sinais de gravidez.

As semanas de gravidez são contadas a partir do primeiro dia do último período menstrual, cerca de 14 dias antes da ovulação e fertilização. Isto é o que é conhecido como a idade gestacional ou menstrual. Embora, neste momento, ainda não tenha ocorrido a fertilização, essa data é tida como uma referência, pois a maioria das mulheres não sabe a data exata da fecundação.

Quando meu bebê nascerá

Para calcular a data do parto, o médico contará 280 dias a partir do primeiro dia do último período menstrual. Isto faz um total de 40 semanas. No entanto, convém lembrar que esta é uma data aproximada. Na verdade, apenas 5% dos bebês nascem na data prevista de parto.

Foto: © Anke van Wyk - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Calculadora de gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade