O que provoca a calvície em homens e mulheres

Uma pessoa possui 100 mil folículos pilosos na cabeça divididos em três partes: o bulbo piloso, localizado sobre o couro cabeludo; a bainha epidérmica, invaginação do couro cabeludo que forma um canal que permite o crescimento do cabelo; e o eixo piloso, constituído de queratina.

Ciclos da queda de cabelo

Cada folículo piloso passa por diversos ciclos pilosos durante a vida da pessoa. Este ciclo é dividido em três momentos: a fase anagênica, fase de crescimento que dura de três a sete anos; a fase catagênica, momento em que o cabelo para de crescer durante uma ou duas semanas; e a fase telogênica quando o folículo se mantém preso ao couro cabeludo por cerca de três meses antes de cair. Uma queda diária de 50 a 100 folículos pilosos é considerada normal.

Quedas patológicas

Quedas diárias acima dos 100 folículos pilosos é considerada patológica e demanda visita a um especialista. Essa queda anormal pode ser resultado de perturbações sobre qualquer uma das três fases de desenvolvimento do folículo.

Quedas na fase anagênica

Na fase anagênica (de crescimento do folículo), a perda de cabelo se deve a fatores hormonais e genéticos (caso da alopécia androgenética), metabólicos (carência de certas substâncias, doença tireoidiana) ou realização de tratamento quimioterápico.

Quedas na fase telogênica

O eflúvio telogênico é uma espécie de morte prematura de uma quantidade importante de cabelo. O folículo piloso pode apresentar anomalias de estrutura do eixo piloso ou ser destruído por algum agente infeccioso, fenômeno autoimune ou traumatismo. A queda de cabelo pode engendrar a formação de zonas de alopécia, nas quais a concentração de folículos é claramente menor que no restante da cabeça. A perda de cabelo também pode ser devido a uma cicatriz no couro cabeludo, provocando queda apenas na região afetada.

Quedas entre os homens

A alopécia é relativamente comum entre os homens. A rarefação e miniaturização do eixo piloso se deve a uma sensibilidade genética dos folículos pilosos aos hormônios masculinos.

Quedas entre as mulheres

A calvície também pode afetar as mulheres. A causa mais comum para este problema entre o sexo feminino é a menopausa, que provoca queda na concentração de estrogênios, hormônio feminino. Também há casos de alopécia hereditária entre mulheres.

Foto: © CatherineL - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'O que provoca a calvície em homens e mulheres', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade