Doenças da glândula tireoide

Doenças da glândula tireoide são bastante comuns. O risco para estas doenças, que afetam principalmente as mulheres, aumenta com a idade.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença causada pela diminuição da produção dos hormônios da tireoide. Os sintomas desta doença são diminuição do ritmo cardíaco, trânsito intestinal mais lento, apatia, ganho de peso e diminuição da libido.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo é uma condição causada pelo aumento da concentração de hormônios da tireoide acima do normal. Esta doença causa aceleração de muitas funções corporais, tais como aumento do ritmo cardíaco e temperatura corporal, tremor, perda de peso e ansiedade.

Bócio

O bócio é uma doença que consiste no aumento do volume da glândula tireoide. Normalmente, este aumento de volume é leve. No entanto, é também possível que a glândula chegue a crescer bastante e cause desconforto ao ingerir alimentos. Doenças da tireoide, tais como hipertireoidismo ou hipotireoidismo podem causar o bócio.

Tireoidite

A tireoidite é uma inflamação da tireoide. Existem muitos tipos de tireoidite: tireoidite de Hashimoto, tireoidite de Quervain, tireoidite de Riedel e tireoidite pós-parto.

Nódulos na tireoide

Um nódulo na tireoide é um inchaço localizado da glândula. O aparecimento de nódulos da tireoide é frequente. Normalmente, esses nódulos são pequenos e não causam dor. Cerca de 5% dos nódulos da tireoide são cancerosos.

Câncer de tireoide

O câncer de tireoide é uma doença rara. A doença se manifesta pelo aparecimento de um nódulo na base do pescoço. Normalmente, o nódulo é bastante duro e vem acompanhado de uma inflamação das glândulas do pescoço.

Prognóstico de câncer de tireoide

Ao todo, 90% dos casos de câncer de tireoide têm um prognóstico favorável.

Tratamento do câncer da tireoide

É possível recorrer à cirurgia, sob anestesia geral, para remover a glândula tireoide completamente. Normalmente, o paciente deve ser submetido a tratamento com iodo após a realização da cirurgia.

Foto: © Blaj Gabriel - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Doenças da glândula tireoide', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade