Posturas corretas durante o trabalho

Sentado ou em pé, não é fácil conservar uma postura correta no trabalho sobretudo quando a atividade se prolonga por várias horas. A má postura no ambiente de trabalho provoca, em pouco tempo, problemas nas costas e articulações que vão se agravando com o tempo.

Transtornos musculoesqueléticos

Os transtornos musculoesqueléticos afetam milhões de pessoas em todo o mundo e representam o mais grave e frequente problema de saúde do trabalho. Além disso, tais doenças são a principal causa de faltas ao trabalho.

Consequências da má postura

O estresse, cansaço e necessidade de concentração total, quando combinados com a má postura, provocam quadros de tensão muscular nos pulsos e mãos, dores lombares, rigidez da nuca e pescoço. A aparição destes sintomas é indicador de que é necessária uma mudança de postura.

Postura correta ao sentar

Uma boa postura se consegue sem esforço ou cansaço, não deve provocar dor e depende da manutenção da simetria do corpo.

Cabeça e coluna

A cabeça deve estar alinhada com a coluna vertebral. Ao sentar-se, os joelhos e tornozelos devem estar ligeiramente abertos (num ângulo um pouco maior que 90 graus). A parte superior do corpo deve estar inclinada para frente (entre 0 e 30 graus) mas também alinhada, o que pode exigir ajustes no material de trabalho, como na tela do computador e na cadeira.

Braço e antebraço

Os braços precisam estar alinhados ao corpo e mantidos a um ângulo de 0 a 20 graus e ligeiramente orientados para o computador. Sobre a mesa, os braços e antebraços devem ser posicionados em ângulo de 90 a 120 graus para o uso de objetos como mouse e teclado sem esforço. Por fim, os pulsos devem estar alinhados com os antebraços e mantidas retas.

Ajustando objetos

A cadeira deve estar ajustada para apoiar a parte superior do corpo e permitir uma inclinação para frente e atrás entre 10 e 20 graus. O encosto deve ser mantido praticamente reto durante o trabalho e não deve se inclinar muito nos períodos de descanso. Opte por cadeiras que girem para evitar torções. Já as telas de computador devem ficar num ângulo de 10 a 30 graus para se ter uma visibilidade direta.

Postura correta em pé

Ficar em pé por períodos prolongados exige bom alinhamento vertical (nuca, costas, mãos e quadris). É necessário reduzir ao máximo as tensões lombares, o que reserva importância à correta distribuição do peso do corpo e manutenção da postura simétrica. Os pés devem estar paralelos e ligeiramente separados.

Foto: © kurhan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Posturas corretas durante o trabalho', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade