Sintomas da gravidez

Os sintomas da gravidez são diferentes e aparecem em momentos distintos em cada mulher. De fato, enquanto algumas grávidas sofrem sintomas de maneira imediata e muito óbvia, em outras, eles demoram a surgir. Os primeiros sinais de gravidez podem aparecer no momento da menstruação atrasada ou alguns dias depois. Já em algumas mulheres, os primeiros sintomas aparecem antes da menstruação atrasada, ou seja, de oito a dez dias após a fertilização.

Atraso da menstruação nem sempre é gravidez

O atraso da menstruação é um sintoma importante, mas não é sempre um sinal de gravidez porque muitas mulheres têm períodos irregulares, muitas vezes devido ao uso de alguns métodos contraceptivos.

Sem sintomas na gravidez

Algumas mulheres grávidas têm poucos ou nenhum sintoma no início de sua gravidez. Progressivamente, as manifestações vão se tornando mais claras. No entanto, há um grupo de gestantes que passam todo o período da gravidez com sintomas bem leves.

Causa dos primeiros sintomas da gravidez

Os primeiros sintomas da gravidez são causados por alterações hormonais típicas da gestação. Nem todas as mulheres, no entanto, sofrem com estes sintomas.

Sintomas da gravidez na primeira semana

A interrupção e atraso da menstruação são os primeiros sinais de gravidez. Durante a implantação do óvulo no útero, algumas mulheres grávidas sofrem pequenas hemorragias que não devem ser confundidas com a menstruação.

Sintomas da gravidez no primeiro mês

Os sintomas da gravidez incluem fadiga, sonolência diurna e distúrbios do sono durante a noite. Além disso, a irritabilidade acompanhada de eventos altamente emocionais são manifestações vividas pelas mulheres no início da gravidez. Grávidas muitas vezes sentem náuseas pela manhã, bem como aumento ou diminuição do apetite, presença de gosto estranho, descrito como metálico, na boca e o aparecimento de enjoos fortes. Durante o primeiro mês de gravidez, os seios aumentam de volume, normalmente pode aparecer acne e, algumas vezes, corrimento vaginal de cor branca.

Sintomas de gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica é uma gravidez patológica, cujo desenvolvimento é feito fora da cavidade uterina. Isto significa que o ovo embrionário não consegue atingir o útero e foi implantado nas trompas de Falópio, na maioria dos casos. Os sintomas de uma gravidez ectópica são a ausência de menstruação ou menorragia (sangramento fora do ciclo) e dor pélvica ou abdominal.

Sintomas de gravidez psicológica

A gravidez psicológica ou imaginária é um distúrbio psicológico com algumas mulheres que acreditam que estão grávidas quando elas de fato não estão. Durante uma gravidez psicológica, o fluxo menstrual desaparece sem que tenha ocorrido uma fecundação. Os sintomas da gravidez psicológica são idênticos aos da gravidez comum, tais como a ausência de fluxo menstrual, dor nos seios, náuseas, aumento de peso e vômitos.

Foto: © Y.a.r.o.m.i.r - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sintomas da gravidez', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade