Capsulite adesiva

Novembro 2017


Definição

a capsulite adesiva é um problema benigno da articulação do ombro. Ela é causada por uma retração da membrana fina (cápsula) que engloba a articulação e que permite os movimentos do ombro (abaixar, rotacionar, abduzir, adução, elevação, inclinação, e flexão). Invalidante apenas durante um período limitado, a capsulite retrátil se cura espontaneamente em 18 meses na grande maioria dos casos.

Manifestações

a capsulite adesiva se manifesta em três estágios mais ou menos emaranhados de acordo com a sua evolução, sendo os seguintes:
  • Dores permanentes do ombro, mais intensamente durante a noite a ponto de perturbar a qualidade do sono;
  • Enrijecimento da articulação impedindo uma grande parte dos movimentos. À medida que esse enrijecimento se intensifica, a dor diminui;
  • Desaparição da rigidez e depois reaparição da mobilidade do ombro.

Constatamos uma cura espontânea em 18 meses, às vezes com uma persistência de um leve enrijecimento.

Diagnóstico

a fase dolorosa intensificada à noite pode evocar uma tendinite, mas a perda da mobilidade do ombro permite em seguida diagnosticar uma capsulite adesiva. Exame sanguíneo e radiologia são geralmente prescritos sem que outros exames sejam necessários.

Tratamento

analgésicos, anti-inflamatórios e às vezes injeções são prescritos em casos de capsulite retrátil. A fisioterapia e a imersão em água quente permitem obter bons resultados durante a fase evolutiva da doença mas igualmente durante o período de reeducação. A solicitação leve das articulações durante as sessões evita a atrofia muscular causada pela imobilização do ombro que o paciente tem tendência a impor espontaneamente. O tratamento recorre raramente à intervenção cirúrgica. Ela não é aconselhada por causa um agravamento da capsulite retrátil.

Prevenção

nenhuma regra de prevenção é medicamente prevista nos dias de hoje, uma vez que nenhuma causa externa é relevante a ponto de ser responsável por uma capsulite retrátil de maneira recorrente.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.
Este documento, intitulado 'Capsulite adesiva', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.