Complicações possíveis das varizes

As varizes são veias dilatadas permanentemente que emergem de forma tortuosa e, muitas vezes, irregular sob a pele. Elas ocorrem de maneira mais frequente nas pernas e são também chamadas de veias varicosas.

Inchaço

A congestão nas veias pode conduzir a um edema no tecido circundante. Se você experimentar inchaço súbito e grave na perna, deve consultar o seu médico imediatamente. <Inchaço repentino e doloroso pode indicar trombose.

Tromboflebite superficial

A tromboflebite superficial ocorre quando veias superficiais se inflamam e então ocorre uma trombose. A tromboflebite ocorre, na maioria das vezes, nas veias das pernas. A tromboflebite superficial é acompanhada dos seguintes sintomas: vermelhidão da área afetada, inchaço ao redor da área afetada e dor na zona afetada, que geralmente aumenta quando se toca na área.

Trombose venosa profunda

A trombose venosa profunda é desencadeada por um coágulo de sangue em uma veia profunda. Ela geralmente surge também nas veias das pernas. Uma trombose de veias profundas é uma emergência médica, uma vez que o coágulo da parede da veia pode migrar para os vasos do pulmão, causando embolia pulmonar, condição que pode ser fatal. Entre os sintomas estão dor em toda a área afetada, inchaço da área afetada, vermelhidão da pele e sensação de calor.

Dor

Se as veias das pernas não estão mais intactas, o sangue se acumula nos vasos sanguíneos e este congestionamento provoca dor. A dor muitas vezes é particularmente forte à noite.

Lesões na pele

A pele sobre a área afetada pode apresentar tonalidade marrom descolorida e endurecer. Devido às alterações no fluxo sanguíneo, o desenvolvimento de infecções de pele é favorecido.

Úlcera varicosa

As úlceras varicosas são uma falha no tecido na parte inferior da perna. Estima-se que cerca de 80% a 90% das úlceras na perna são resultado de distúrbio circulatório venoso. Essas úlceras devem sempre ser tratadas por um médico, uma vez que, devido à redução do fluxo sanguíneo, têm recuperação difícil.

Consultar um médico

Se os sintomas piorarem e se houver, por exemplo, dor nas pernas ou as pernas estiverem quentes, inchadas ou descoloridas, você deve consultar um médico imediatamente.

Foto: © TRAIMAK - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Complicações possíveis das varizes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade