Vitamina D: para que serve

Julho 2017

A vitamina D possui papel crucial no metabolismo ósseo e atua na prevenção ou tratamento de diferentes doenças. Confira a função exata desta vitamina no organismo e as principais fontes da substância que é também encontrada em pílulas para suplementação de crianças e idosos.


Vitamina D3 e D2

Dois tipos de vitamina D são encontrados no organismo. A vitamina D3 (colecalciferol) é a principal forma encontrada no corpo humano. Ela representa de 80% a 90% dos aportes de vitamina D. A outra substância é a vitamina D2, denominada cientificamente de ergocalciferol.

Para que serve a vitamina D

A vitamina D possui função essencial sobre o metabolismo ósseo. Ela favorece a absorção intestinal de cálcio e fósforo. Por sua ação, ela participa da consolidação óssea, mineralização dos dentes e reforço muscular. A vitamina D também tem papel importante no tratamento e prevenção da osteoporose. Segundos estudos recentes, a vitamina D está relacionada à prevenção do câncer de mama e colorretal.

Alimentos ricos em vitamina D

A vitamina D é sintetizada pelas células epidérmicas da pele sob ação dos raios ultravioletas do sol. A exposição ao sol é, por isso, a principal fonte de vitamina D. No entanto, a alimentação também garante o aporte de vitamina D, principalmente por meio da gema do ovo, peixes como salmão e atum, carnes vermelhas, cogumelos e alguns tipos de queijos. Além disso, é possível encontrar a vitamina D em forma de comprimidos para suplementação, principalmente de crianças e idosos com carência da vitamina.

Sintomas da falta de vitamina D

O principal sintoma da falta de vitamina D é a fraqueza muscular. Além disso, podem haver quadros de dores articulares, baixa imunológica e fadiga excessiva sem realização de esforço físico importante.

Falta de vitamina D engorda

A carência de vitamina D em boa concentração no corpo pode provocar aumento de peso, pois ocorre queda na produção de insulina pelo pâncreas. Este hormônio é responsável pela redução do nível de açúcar no sangue através do estímulo à absorção da glicose pelas células. Esta queda de insulina pode levar ao aumento do apetite e, consequentemente, ao ganho de peso.

Suplementação de vitamina D

Em casos de carência de vitamina D, é possível que um especialista recomende o uso de suplementação para aumento do nível da substância no sangue. O ideal, no entanto, é que o paciente faça ingestão da quantidade necessária de vitamina D através da alimentação.

Preço do suplemento de vitamina D

O suplemento de vitamina D pode ser encontrada em forma de comprimido, cápsulas de gel ou líquido. Um pote com 60 cápsulas de vitamina D custa cerca de R$ 30.

Foto: © tamsindove - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.Saude. Última modificação: 6 de abril de 2017 às 11:02 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Vitamina D: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.