Terapias manuais: fisioterapia, osteopatia e etiopatia


As terapias manuais correspondem a técnicas de readaptação física que utilizam unicamente as mãos, sem nenhum outro meio terapêutico ou técnico. Veja a seguir um panorama sobre algumas terapias manuais e suas principais indicações no campo da medicina.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma especialidade paramédica que utiliza movimentos e massagens e é indicada como meio preventivo ou terapêutico, sob prescrição médica. Atua nos músculos e articulações.

O campo de ação da fisioterapia é principalmente sobre a reeducação: neurológica, respiratória, postural, abdominal, transtornos de equilíbrio, do períneo, da mão, problemas reumáticos etc. A fisioterapia também é utilizada em atletas em busca de reforço muscular.

Osteopatia

A osteopatia é um método preventivo e curativo, que se baseia no princípio de que um desequilíbrio do estado de saúde pode ocorrer devido a uma perda de mobilidade dos músculos, articulações, ligamentos e vísceras. O osteopata intervém sobre o paciente com métodos de alongamento, relaxamento e pressão.

A osteopatia trabalha com todo corpo. Pode ser prescrita para o tratamento de problemas do sistema neurológico (neuralgia, ciática), sistema musculoesquelético (entorses, dores articulares), sistema digestivo (aerocolia), sistema otorrinolaringológico (tontura, rinite, dores de cabeça) e sistema cardiovascular (problemas circulatórios). A osteopatia também pode ser utilizada após um traumatismo (fratura). Pode ser aplicada em qualquer idade, tanto em um bebê como em um adulto ou idoso.

Etiopatia

Semelhante à osteopatia, a etiopatia é uma terapia exclusivamente manual que atua sobre as articulações e vísceras. Seu campo de ação é amplo e serve a pessoas de todas as idades. Pode ser empregada para aliviar problemas de regurgitação na mulher grávida, com vistas à preparação para o parto, na criança, no tratamento de patologias que afetam o sistema otorrinolaringológico ou em atletas em casos de tendinite, por exemplo. A etiopatia é uma terapia não convencional e não regulamentada e ainda pouco praticada no Brasil.

Foto: © stylephotographs - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Terapias manuais: fisioterapia, osteopatia e etiopatia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade