Potássio no sangue: carência e excesso

O potássio é um mineral que permite a transmissão de impulsos nervosos, a contração muscular e o funcionamento adequado de órgãos como o coração e os rins, entre outros. Ao lado do sódio, o potássio também se encarrega de manter o equilíbrio ácido-base do corpo e de seus fluidos. Por conta dessas funções, o potássio é um elemento essencial para o organismo.

Principais fontes de potássio

O potássio pode ser obtido através da alimentação. São alimentos ricos em potássio lentilhas, ervilhas brancas, batata cozida, chocolate, molho de tomate, espinafre e cenoura. Peixes como salmão, atum e bacalhau também possuem boas concentrações do mineral na composição. Por fim, a banana é a principal fonte de potássio.

Para que serve o exame de potássio

Um médico pode prescrever um exame de sangue para medir a concentração de potássio por diversas razões, como insuficiência renal e consumo de medicamentos diuréticos ou algumas outras doenças.

Valor de referência do potássio no sangue

Tanto em homens, mulheres ou crianças, o valor normal de potássio no sangue deve se situar entre 3,5 e 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue.

Potássio baixo

Um déficit de potássio pode provocar fadiga, cãibras musculares e prisão de ventre. A carência de potássio também pode ser encontrada em pessoas sofrendo com vômitos constantes ou diarreia e que fazem uso regular de medicamentos diuréticos (cortisona, laxantes, etc).

Potássio alto

Um excesso de potássio pode provocar transtornos cardíacos graves e estar associado com o consumo de suplementos de potássio de maneira desnecessária e uso de medicamentos anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, entre outros. Além disso, a alta de potássio no sangue surge com maior frequência em pacientes com insuficiência renal.

Cuidado com os resultados

Os resultados obtidos em um exame de sangue laboratorial não constitui um diagnóstico já que os valores normais de potássio podem variar de acordo com a metodologia utilizada. A única pessoa gabaritada para interpretar corretamente os resultados de uma dosagem de potássio - e de qualquer outra substância - é o médico, que depois da avaliação poderá definir se é necessário a adoção de algum tratamento para estabilizar o nível de potássio no sangue.

Foto: © Nuno Andre - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Potássio no sangue: carência e excesso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade