Dicas de nutrição na amamentação

Julho 2017

Quando está amamentando, a mulher não nutre apenas a si mesma, mas também o seu bebê. O princípio a seguir é simples: a alimentação deve ser variada e equilibrada.


Aporte calórico por dia

Amamentação demanda muita energia do corpo: se seu bebê mamar, você consome diariamente 400 a 500 calorias extras. Por isso, muitas mulheres emagrecem quando amamentam.

Não é a hora de fazer dieta para emagrecer

As dietas não são úteis em lactação. Com a rápida perda de peso causada por uma dieta, o corpo libera toxinas que se instalam no tecido adiposo e depois passam para o leite materno. Para reduzir gradualmente o peso durante a amamentação, você deve comer conscientemente e exercitar-se para impulsionar o metabolismo. Se você comer regularmente e de forma equilibrada, irá proporcionar um fornecimento contínuo de energia, nutrientes e vitaminas, de modo que o leite materno tem a composição ideal para o seu bebê.

Dieta variada

Sua dieta deve conter muitos vegetais, como legumes, frutas, grãos e batatas. Produtos de origem animal, tais como laticínios, carne, peixe e ovos podem ser ingeridos com moderação. É importante ter um consumo bastante moderado de alimentos gordurosos, doces e lanches industriais.

Ingestão de líquidos

Outra dica essencial: beba de 2 a 3 litros de líquidos por dia. A melhor maneira é através de chá, água ou sucos. Bebidas como café, chá preto ou verde ou refrigerantes devem ser muito pouco consumidas, uma vez que a cafeína é excretada no leite materno. Evite bebidas energéticas e o álcool é absolutamente proibido durante a amamentação. Não tome qualquer medicação sem consultar o seu médico nesse período.

Ingestão de iodo

Durante a amamentação preste atenção, em particular, para garantir uma ingestão suficiente de iodo. Você deve consumir sal iodado e, opcionalmente, complementar sua dieta com comprimidos de iodo. Verifique com seu médico.

Intolerância alimentar

Não é recomendado renunciar a certos alimentos com antecedência. Seu bebê aprende com o que você come durante a amamentação e pode conhecer os alimentos, ajustar a habilidade do paladar e desenvolver o sistema imunológico gentilmente com o que você ingere. Você só precisa abster-se de certos alimentos quando seu bebê exibir uma intolerância clara.

Foto: © Lifebraby - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Joana.Saude. Última modificação: 19 de julho de 2017 às 11:02 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Dicas de nutrição na amamentação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.