Período fértil: como calcular a data da ovulação

Cerca de 20% dos casais têm dificuldades para conceber um bebê por desconhecerem qual o momento de maior fecundidade durante o ciclo menstrual. No entanto, para aquelas mulheres com menstruações regulares, o cálculo do período fértil é bastante simples e ajuda muito nas tentativas de engravidar.

Data de ovulação no ciclo menstrual de 28 dias

Normalmente, o ciclo menstrual dura 28 dias e a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo. Conhecer a data da ovulação permite determinar o período fértil da mulher. A ovulação é um fenômeno que dura 24 horas e que consiste na expulsão do ovócito pelo ovário. O 14º dia de um ciclo menstrual normal é o dia de maior fertilidade da mulher. É importante saber que a contagem dos dias do ciclo menstrual se inicia na data em que ocorre a menstruação.

Quais são os dias férteis

O melhor período para a fecundação são os quatro dias anteriores à ovulação e as 24 horas seguintes a ela. Isso significa que o momento propício para o casal conceber corresponde ao período entre o 10º e o 15º dias do ciclo menstrual normal e regular. Se o ciclo menstrual é irregular ou dura mais de 35 dias ou menos de 21, estes cálculos aqui apresentados não surtirão os mesmos resultados já que a contagem dos dias se torna prejudicada.

O que ocorre se o ciclo menstrual é curto

Se o ciclo menstrual dura menos que o normal - apenas 22 dias por exemplo - a ovulação vai ocorrer no 7º dia do ciclo. Este cálculo é obtido descontando os 14 dias correspondentes à fase pós-ovulatória do total de dias do ciclo menstrual. Portanto, se o ciclo dura 22 dias, a ovulação vai ocorrer no 8º dia (22 - 14 = 8) e o momento de maior fertilidade compreende o espaço entre o 4º e o 9º dia do ciclo. Em outro exemplo, se a mulher tiver ciclo de 26 dias, a ovulação ocorre no 12º dia (26 - 14 = 12) após a menstruação e seu período fértil vai do 8º ao 13º dia do ciclo.

O que ocorre se o ciclo menstrual é longo

Em casos nos quais o ciclo menstrual é superior a 28 dias também devemos proceder com o mesmo cálculo dos ciclos curtos, subtraindo os 14 dias da fase pós-ovulatória do total de dias do ciclos. Assim, temos que uma mulher que apresente ciclos de 33 dias, por exemplo, vai ovular no 19º dia (33 - 14 = 19) e sua fase de maior fertilidade fica entre o 15º e o 20º dias depois do início da menstruação.

© Crystal Eye Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Período fértil: como calcular a data da ovulação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade