As vantagens da dieta da maçã

Diante da enorme variedade de receitas de alimentos e preparos que ajudam a emagrecer, uma delas vem tomando cada vez mais forma: é a dieta da maçã, que pode ser aplicada como um regime desintoxicante, para livrar o organismo de impurezas.

A dieta detox com maçã

Esse tipo de dieta é um regime de curta duração e que ajuda a desintoxicar o organismo. Ideal para ser feita em um dia, a dieta detox com maçã se baseia principalmente na ingestão dessa fruta. Veja abaixo uma sugestão de um dia da dieta da maçã.

No desjejum, recomenda-se tomar um chá, um iogurte desnatado pequeno e ingerir uma maçã de qualquer tipo. Depois, no meio da manhã, deve-se tomar um suco feito com maçãs frescas. No almoço, uma salada leve ou um frango com maçãs, ao passo que, no período da tarde, você deve ingerir um copo de leite desnatado. À noite, no jantar, a dieta recomenda a ingestão de um chá à sua escolha e duas maçãs ou uma sopa de verduras e maçãs. Antes de dormir, um chá digestivo encerra o detox com maçãs.

Dieta da maçã de três dias

Um tipo de dieta com maçã muito conhecido e praticado por quem deseja emagrecer é a que envolve três dias de consumo quase que exclusivo da fruta, seja em saladas, sucos, sopas ou em formato de vitamina.

No primeiro dia da dieta é recomendado ingerir apenas maçãs, além de tomar pelo menos dois litros de água. No segundo dia, além das maçãs, deve-se consumir uma salada verde com vinagre ou limão e, no terceiro dia, comer um lanche de pão integral com peito de peru e uma maçã no almoço. Depois, salada verde e maçãs à vontade.

Benefícios e efeitos da dieta da maçã

A dieta da maçã, seja a versão de um dia ou a mais completa, de três dias, desintoxica o organismo. Porém, com o consumo elevado da fruta podem surgir dores estomacais ou azia. Para evitar esses sintomas, recomenda-se não ingerir bebidas gasosas, álcool ou carnes nos dias da dieta e nem nos dias seguintes, já que seu organismo estará desintoxicado e, por isso, pode ser mais suscetível a algumas reações.

A dieta da maçã realmente funciona

São comprovados os benefícios da maçã no processo de eliminação de gorduras do corpo, já que, além de ser desintoxicante, a maçã possui ao redor de 63 calorias. Em uma dieta baseada em maçãs, com a ingestão de aproximadamente 500 calorias por dia, é possível eliminar os quilos indesejáveis.

Dieta da maçã no combate às espinhas

A maçã é uma ótima aliada para quem sofre com a acne. Nela, você deve substituir os alimentos ricos em gordura, como bolos ou leite com achocolatados, por maçãs em formato de vitamina, suco ou salada. Além da maçã, que limpa o organismo e reduz as impurezas que entopem os poros do rosto e favorecem a acne, recomenda-se ingerir muita água e verduras durante essa dieta.

Foto: © Valery121283 - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'As vantagens da dieta da maçã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade