Sintomas da anemia durante a menstruação

Uma menstruação frequente e abundante provoca perda de sangue em alta quantidade e pode causar ou contribuir para o desenvolvimento da anemia. Isto ocorre pois a perda de sangue provoca carência de glóbulos vermelhos no sangue. A anemia é diagnosticada através de um exame de sangue que detecta baixo nível de hemoglobina, proteína rica em ferro responsável por recolher o oxigênio dos pulmões e o distribuir a outras partes do corpo.

Anemia por menstruação

Quando a menstruação está relacionada com o quadro de anemia da mulher, a doença é geralmente causada por uma deficiência de ferro da paciente que, assim, não recebe oxigênio suficiente aos órgãos e músculos.

Sintomas da anemia

A anemia tem como principais sintomas a falta de ar, fadiga extrema e certa apatia. Além disso, é comum que a paciente tenha sensação de frio crônica, já que o ferro, em déficit, é o responsável por regular a temperatura corporal.

Menstruações abundantes

Mulheres que menstruam de forma abundante apresentam alto risco de desenvolver anemia já que, com o tempo, perde-se grande quantidade de sangue e consequentemente de ferro em forma de hemoglobina através da menstruação. Para se precaver, estas mulheres devem incrementar sua ingestão de ferro durante a menstruação. A menstruação abundante é uma das causas mais comuns de anemia em mulheres em idade fértil e deve ser investigada por ginecologistas quando a mulher apresenta sinais da doença.

Deficiência de ferro

Estima-se que cerca de 10% das mulheres que menstruam possuem deficiência de ferro. Em geral, a menstruação é apenas a causa secundária da anemia. A principal é a má alimentação - pobre em ferro e outros nutrientes - da mulher. A menstruação irregular aumenta o risco de anemia e, por conta disso, mulheres com períodos menstruais abundantes e prolongados devem estar atentas e medir com frequência seus níveis de ferro. Quanto mais sangue se perde durante as menstruações, maior o risco de deficiência de ferro e, logo, de anemia.

Foto: © Ivelin Radkov - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas da anemia durante a menstruação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade