Hemorroidas: complicações possíveis


A ocorrência de uma hemorroida pode, em certos casos, provocar complicações para a saúde do paciente. Na maioria dos casos, o tratamento tradicional - com uso de pomadas anti-inflamatórias e adaptação do regime alimentar - é capaz de garantir que os problemas não se agravem. Porém, alguns problemas podem surgir caso o tratamento não seja feito até o fim ou nas raras vezes em que o organismo não respondem à terapia conforme o esperado pelo médico que a prescreveu.

Trombose externa

A trombose hemorroidária externa simples resulta da formação de um coágulo nas veias que varia de alguns milímetros a até 2 centímetros. Essa complicação provoca a aparição repentina de um inchaço doloroso e de coloração azulada na margem do ânus. Um coágulo sanguíneo se forma na hemorroida, surgem dores violentas e forma-se um edema na região.

O tratamento da trombose hemorroidal externa exige uma intervenção cirúrgica que vai atuar sobre a região trombosada. O procedimento deve ser feito com anestesia local e promove alívio muito rápido da dor.

Crise hemorroidária

A crise de hemorroidas corresponde a uma inflamação de um conjunto de hemorroidas externas. A crise provoca edema e dores violentas e as hemorroidas se tornem visíveis, pois saem para a região exterior do ânus. O tratamento, nestes casos, é o mesmo de um quadro de hemorroidas simples.

Estrangulamento hemorroidário

Um estrangulamento das hemorroidas na altura do ânus pode provocar dores intensas, de aparição repentina e que, diferentemente do quadro típico de hemorroidas, não guarda relação com a evacuação. Nesses casos, é urgente internar o paciente para aliviar as dores e efetuar uma intervenção cirúrgica na região.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hemorroidas: complicações possíveis', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade