Artéria temporal - Definição

Dezembro 2017


Definição de artéria temporal

A artéria temporal é uma artéria situada na frente da orelha. A artéria temporal superficial pode ser sentida através da pele nas partes laterais da testa. A inflamação da artéria temporal pode estar na origem de uma doença inflamatória dos vasos, a doença de Horton. Os sinais dessa doença são baixa do estado geral do paciente, perde de apetite, emagrecimento, fadiga, dor de cabeça, sensibilidade exagerada no couro cabeludo e dores na mandíbula durante a mastigação. Com relação às artérias temporais, sua vermelhidão, grossura e sensibilidade à palpitação indica o quadro de arterite temporal.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 27 de novembro de 2017 às 09:27 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Artéria temporal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.