Chia: componentes e benefícios

Chia é o nome popular da Salvia Hispanica, planta herbácea da família das lamiáceas, originária da Guatemala, México e Colômbia. Sua semente é vendida integralmente, moída ou como óleo.

Uso da chia

A chia foi muito consumida por civilizações antigas, especialmente por quem precisava de força e resistência física. Por conter propriedades nutritivas, é considerada um alimento funcional repleto de fibras, cálcio, potássio, proteínas e ômega-3. Com aspecto oval, a chia pode ser encontrada nas cores acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas.

A chia e o emagrecimento

Por ter um efeito mucilaginoso - de absorver e reter água - devido à alta concentração de fibras, a chia é muito utilizada por quem deseja emagrecer, pois intensifica a sensação de saciedade.

Componentes da chia

A chia é rica em diversas vitaminas e nutrientes. Veja abaixo algumas delas e suas concentrações.

Ômega 3

É uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.

Cálcio

A chia contém cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.

Magnésio

Foi descoberto que a chia possui duas vezes mais magnésio do que castanhas e nozes.

Manganês e fósforo

Contém três vezes mais esses nutrientes do que o espinafre.

Proteínas

Fonte de proteína completa, pois fornece todos os aminoácidos essenciais ao homem.

Fibras

Rica em fibras, a chia é uma aliada do emagrecimento e da boa digestão.

Antioxidantes

A presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes dão à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

Receitas com chia

A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ser utilizada como emulsificante, deixando líquidos mais espessos, além de dar liga a massas. Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas.

Contraindicações da chia

Devido ao seu alto teor calórico, o excesso de chia pode levar a um ganho de peso. Se consumida com moderação, porém, a chia é uma grande aliada no momento de emagrecer. Pessoas com síndrome do intestino irritável também devem consumir a chia com moderação.

Consumo diário da chia

Recomenda-se a ingestão de duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes por dia. Como visto acima, superar esse limite pode trazer prejuízos para a dieta e a saúde do paciente.

Foto: © spline_x - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Chia: componentes e benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade