Sintomas de colesterol alto

Em geral, os sintomas de colesterol alto são bastante discretos e demoram a aparecer. Entretanto, o depósito de gordura no fígado pode gerar alguns sinais.

Como detectar o colesterol alto

A maioria das pessoas não apresenta sinais de excesso de gordura no sangue, que só é detectado por meio de análise do colesterol total e suas frações e triglicerídeos. Porém, alguns sinais, como bolinhas de gordura na pele (xantelasma) e aumento do baço ou do fígado, podem indicar colesterol alto.

Xantomas

Os xantomas, que originam o xantelasma, são formados nos tendões e na pele e têm a aparência de pequenos caroços de diversos tamanhos, geralmente rosados com o interior branco. Locais como antebraço, em torno dos olhos e nas mãos são onde esse sintoma mais aparece.

Aumento de fígado e baço

Quando as concentrações de triglicerídeos no sangue atingem valores próximos ou maiores que 800 mg/dl de sangue, é possível que o fígado e o baço aumentem de tamanho, o que pode gerar dor abdominal intensa. A confirmação do aumento desses órgãos pode ser feita por meio de exames de imagem.

Tratamento para o colesterol alto

Medidas como a prática regular de atividade física e alimentação correta e pobre em gorduras devem ser tomadas quando o colesterol alto é detectado. Caso o paciente tome essas medidas e, mesmo assim, permaneça com níveis elevados, é recomendável procurar um cardiologista para iniciar controle com medicação.

Receitas para colesterol alto

Certos grãos e alimentos são grandes aliados na tarefa de baixar o colesterol. Linhaça, berinjela, alcachofra, abacate e cenoura são alguns dos itens que devem ser incorporados à dieta de quem precisa baixar os níveis de colesterol.

Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sintomas de colesterol alto', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade