Alho: benefícios na alimentação

O alho é uma planta do gênero Allium e trata-se de um vegetal perene cujo bulbo é composto por dentes. Comestível, é usado como tempero e para fins medicinais.

Alho na culinária

O alho pode ser preparado cru, refogado, picado ou em rodelas e dá sabor a diversos pratos. É amplamente utilizado no preparo de molhos e forma uma ótima dupla com a cebola.

Propriedades do alho

Com propriedades antimicrobianas, o alho também possui efeitos benéficos ao coração e à circulação sanguínea. Com alto valor nutricional (vitaminas A, B2, B6 e C), ele também contém aminoácidos, adenosina, sais minerais e enzimas e é tido como um dos alimentos mais medicinais, sendo utilizado na fabricação de diversos remédios e fórmulas caseiras.

Benefícios do alho para a saúde

Por conter tantas propriedades e vitaminas, o alho é indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, na redução dos níveis de colesterol e na prevenção das doenças ateroscleróticas. Ele previne, ainda, resfriados e doenças infecciosas, além de eliminar toxinas e melhorar o desempenho renal. Pode, ainda, combater calos, verrugas e manchas da pele devido ao seu efeito antifúngico e cicatrizante. O alho também é um aliado na prevenção do infarto agudo do miocárdio.

Benefícios do alho para o cabelo

A alicina, uma das substâncias presentes no alho, atua contra a queda de cabelo. Algumas pessoas sugerem inclusive bater no liquidificador seis dentes de alho junto com 300 mililitros de água. Essa mistura deve ser aplicada sobre o cabelo por um ou dois minutos antes do banho, o que vai fortalecer os fios.

Alho emagrece

O alho está associado ao emagrecimento por dois motivos: provoca maior saciedade - reduzindo, portanto, a quantidade de comida ingerida - e acelera o metabolismo. No entanto, o alho e nenhum outro alimento sozinho causa perda de peso. Ele deve ser inserido numa dieta balanceada para que potencialize seus efeitos.

Alho faz mal ao estômago

O alho, quando consumido em grandes quantidades, pode provocar problemas gastrointestinais, tais como náuseas, gases e queimação. Além disso, o alho tem como efeito colateral mais conhecido o mau hálito. Em alta concentração, ele também pode causar dores de cabeça, fadiga e tonturas, mas esses sinais são facilmente revertidos se ele for ingerido junto a outros alimentos.

Alho serve para impotência

O alho é considerado um alimento afrodisíaco e é receitado como solução para casos de disfunção erétil, popularmente chamada de impotência sexual. Seus efeitos contra a disfunção, no entanto, não são comprovados.

Alho e azeite: combinação de sucesso

Uma mistura de alho com azeite de oliva pode render ótimos resultados para a sua saúde. Devido ao fato de ambos apresentarem inúmeras propriedades, recomenda-se que o azeite contendo dentes de alho esmagados seja utilizado nas refeições. Entre os resultados obtidos com essa parceria estão o combate às dores nas articulações, limpeza das artérias, dissolução de trombos, proteção contra gripes e limpeza dos pulmões.

Foto: © Fedorov_Oleksiy - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Alho: benefícios na alimentação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade