Alho - Benefícios na alimentação

Abril 2017

O alho é uma planta do gênero Allium e trata-se de um vegetal perene cujo bulbo é composto por dentes. Comestível, é usado como tempero e para fins medicinais.


Alho na culinária

O alho pode ser preparado cru, refogado, picado ou em rodelas e dá sabor a diversos pratos. É amplamente utilizado no preparo de molhos e forma uma ótima dupla com a cebola.

Propriedades do alho

Com propriedades antimicrobianas, o alho também possui efeitos benéficos ao coração e à circulação sanguínea. Com alto valor nutricional (vitaminas A, B2, B6 e C), ele também contém aminoácidos, adenosina, sais minerais e enzimas e é tido como um dos alimentos mais medicinais, sendo utilizado na fabricação de diversos remédios e fórmulas caseiras.

Benefícios do alho para a saúde

Por conter tantas propriedades e vitaminas, o alho é indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, na redução dos níveis de colesterol e na prevenção das doenças ateroscleróticas. Ele previne, ainda, resfriados e doenças infecciosas, além de eliminar toxinas e melhorar o desempenho renal. Pode, ainda, combater calos, verrugas e manchas da pele devido ao seu efeito antifúngico e cicatrizante. O alho também é um aliado na prevenção do infarto agudo do miocárdio.

Alho e azeite: combinação de sucesso

Uma mistura de alho com azeite de oliva pode render ótimos resultados para a sua saúde. Devido ao fato de ambos apresentarem inúmeras propriedades, recomenda-se que o azeite contendo dentes de alho esmagados seja utilizado nas refeições. Entre os resultados obtidos com essa parceria estão o combate às dores nas articulações, limpeza das artérias, dissolução de trombos, proteção contra gripes e limpeza dos pulmões.

Foto: © Pixabay.

Veja também

Publicado por Natali.Saude. Última modificação: 18 de março de 2016 às 13:06 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Alho - Benefícios na alimentação', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.