Sintomas do câncer de mama

O câncer de mama, uma das formas mais comuns da doença entre mulheres e que também pode afetar homens, é muitas vezes assintomático. No entanto, alguns sinais podem gerar suspeitas quanto ao possível desenvolvimento de um tumor. Por isso, é altamente recomendável a realização do autoexame das mamas ao menos uma vez por mês. Ao primeiro sinal de um problema, procure um ginecologista para efetuar os testes necessários. Além disso, mulheres acima dos 40 anos devem realizar mamografias anuais para ter a possibilidade de fazer o diagnóstico de câncer ainda em estágios iniciais, aumentando as chances de cura.

Sintomas do câncer de mama

Durante a realização do autoexame, a mulher deve estar atenta a nódulos aumentados no seio. Estes pequenos 'caroços' podem surgir em quantidade ou de maneira isolada em uma ou nas duas mamas ou mesmo na altura das axilas. Os nódulos são o principal sintoma do câncer de mama e, ao identificá-los, a mulher deve procurar um ginecologista imediatamente. Além disso, outros sintomas podem indicar câncer de mama, tais como inchaço e vermelhidão da pele, inversão e espessamento do mamilo, secreção serosa ou com sangue do mamilo e dor mamária.

Câncer de mama ou mastite

Sinais como inchaço e vermelhidão da pele, dor nas mamas e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios das axilas são, na maioria dos casos, indícios de uma mastite (inflamação das mamas) e não de câncer. Porém, existem formas raras do câncer que provocam estes sintomas. De todo modo, a ida a um médico especialista é essencial para que o diagnóstico seja feito de maneira correta, com base em exames laboratoriais.

Diagnóstico diferencial do câncer de mama

Ao identificar um possível problema, a mulher deve procurar um ginecologista de modo urgente. O profissional deve realizar exame clínico e mamografia para efetuar o diagnóstico diferencial entre câncer de mama, mastite, outras doenças ou mesmo garantir que não há nenhum problema. Confirmada a suspeita do câncer, uma biópsia deve ser feita para saber se o tumor é benigno ou maligno. Com base nesta informação, procede-se ao tratamento, que pode envolver diversas técnicas, como a mastectomia (retirada da mama), radioterapia e quimioterapia.

Quando realizar o autoexame

O autoexame das mamas é fundamental para a saúde da mulher e deve ser realizado pelo menos uma vez por mês. Entre as mulheres que ainda estão menstruando, o ideal é que o teste seja feito nos dias seguintes à menstruação, pois este é o momento em que os seios estão menos inchados, tornando mais fácil a palpação dos nódulos. Mulheres na menopausa podem fazer o autoexame a qualquer momento.

Foto: © Tuzemka - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Sintomas do câncer de mama', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade