O que pode ser uma dor nas costas

Diferentes condições e patologias provocam dor na parte baixa das costas. Entre elas estão a lombalgia, o lumbago, artrose ou hérnia discal. Em outros casos, como na dor ciática, a sensação dolorosa também se estende pela perna.

Lombalgia

A lombalgia é uma dor localizada na parte baixa das costas, na altura das vértebras lombares, mais precisamente abaixo da última vértebra que sustenta o último par de costelas. A lombalgia pode ser aguda e durar apenas alguns dias ou pode converter-se em uma doença crônica e prolongar-se durante três meses ou mais.

Lumbago

O lumbago corresponde a uma dor intensa na região lombar. Esta dor pode aparecer tanto em ambos os lados da coluna quanto em apenas um. Este tipo de dor é sempre consequência de um movimento em falso que 'trava' a coluna.

Artrose causa dor nas costas

A artrose é uma doença crônica que evolui de maneira lenta e sem manifestações graves durante muito tempo. A artrose surge como consequência do desgaste das cartilagens e pode afetar todas as articulações do corpo, causando, inclusive, dor nas costas. A ocorrência de dor lombar indica que a doença afetou as vértebras lombares.

Hérnia discal lombar

Entre as vértebras da coluna existem cartilagens responsáveis por amortecer a pressão e impedir o choque vertebral, além de proporcionarem a flexibilidade da coluna vertebral. Esta estrutura recebe o nome de discos intervertebrais. A hérnia discal lombar corresponde à ocorrência de uma deformação em um destes discos intervertebrais, provocando dor intensa na região.

Consequências da hérnia discal lombar

Entre as consequências da hérnia discal lombar estão aparição de dores lombares intensas nos casos em que a hérnia não tem contato com o nervo ciático. No entanto, nas ocasiões em que ocorre este contato, a condição passa a receber o nome de dor ciática e apresenta características particulares.

Causas da dor ciática

A dor ciática tem sua origem em uma protuberância de uma hérnia discal lombar situada em um dos últimos discos lombares. Quando esta hérnia se choca com o nervo ciático, que se estende por toda a perna do paciente, ela provoca a chamada dor ciática que causa fortes incômodos ao longo da perna. Na grande maioria dos casos, esta dor é bastante incapacitante e afeta apenas uma das pernas.

Lombociatalgia

A lombociatalgia é uma condição, geralmente aguda, que causa dor na parte baixa das costas e também ao longo da perna. Ela se instala em decorrência de uma irritação das raízes do nervo ciático secundário por uma lesão de um dos discos intervertebrais.

Foto: © iMarin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que pode ser uma dor nas costas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade