Benefícios da drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual é uma prática que consiste em massagear pontos específicos do corpo de modo a facilitar o funcionamento do sistema linfático. Diferentemente da drenagem tradicional, essa técnica não demanda uso de aparelhos. Esse tipo de massagem deve ser praticado por especialistas formados e em locais apropriados.

Como é feita a drenagem linfática manual

Em geral, um especialista iniciará a sessão com estimulações na virilha e acima da clavícula. Esses pontos devem ser estimulados pois são neles que se localizam os gânglios linfáticos. Além disso, as massagens devem se estender para a região do tratamento, como rosto, abdômen, pernas, entre outras partes nas quais o paciente deseja reduzir o acúmulo de gordura.

Benefícios da drenagem linfática manual

A drenagem linfática manual promove a eliminação dos depósitos de gordura e facilita a desaparição da celulite. Além disso, ela atua sobre os problemas circulatórios e dores nas pernas. A drenagem linfática manual também exerce ação calmante sobre o sistema nervoso e estimula o funcionamento do sistema imunológico.

Drenagem linfática manual e celulite

A drenagem linfática manual é capaz de combater as celulites somente em casos em que o problema ainda esteja no princípio de seu desenvolvimento. É muito importante, no entanto, que a causa do problema seja identificada para que o paciente mude seus hábitos a fim de evitar novas ocorrências.

Drenagem linfática manual e emagrecimento

A drenagem linfática manual promove o emagrecimento a partir da diminuição da retenção de líquidos no abdômen e coxas, por exemplo. Porém, é preciso a adoção de hábitos saudáveis, como prática regular de atividades físicas e regime alimentar balanceado para que os efeitos se mantenham a longo prazo.

Aplicações da drenagem linfática manual

Além de promover bem-estar, auxiliar no emagrecimento e combater a celulite, a drenagem linfática manual funciona como método terapêutico para recuperação de certas doenças e durante um pós-operatório.

Foto: © takayuki - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Benefícios da drenagem linfática manual ', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade