Remédios caseiros para prisão de ventre

Setembro 2017

A prisão de ventre, que também recebe os nomes de constipação ou intestino preguiçoso, afeta a maioria das mulheres. Alguns remédios caseiros e adoção de novos hábitos é capaz de enfrentar e até mesmo curar a prisão de ventre. Conheça algumas dessas técnicas.


Remédios caseiros para prisão de ventre

Alguns chás e alimentos são altamente recomendados para quem deseja enfrentar a prisão de ventre com receitas caseiras. Um dos ingredientes que não podem faltar é o mamão. Em sucos - combinado com laranja, por exemplo - ou vitaminas, a fruta é uma grande aliada das mulheres que sofrem de constipação.

Além disso, os chás de carqueja, ruibardo e cáscara sagrada auxiliam o trânsito intestinal. O chá de cáscara, no entanto, deve ser tomado apenas durante os períodos em que a mulher está constipada pois seu uso regular pode afetar as terminações nervosas do intestino. Ele também é contraindicado para grávidas e lactantes.

Novos hábitos contra a prisão de ventre

Na maioria das vezes, a ocorrência de prisão de ventre pode ser combatida com a adoção de alguns hábitos saudáveis e simples de serem implementados pela mulher.

Consumo de água

O consumo de água é essencial para regular o trânsito intestinal. Por conta disso, mulheres que sofrem de constipação devem seguir à risca a recomendação geral para se beber cerca de 2 litros de água diariamente. Durante períodos onde a prisão de ventre é mais recorrente, esse nível pode ser até aumentado para 2,5 litros.

Alimentação rica em fibras

Fibras são outra parte fundamental do controle da constipação. Para acrescentar fibras à sua dieta, consuma bastantes frutas, legumes, grãos e cereais integrais. Além de combater a prisão de ventre, as fibras melhoram o estado de saúde geral da pessoa.

Reeducação intestinal

Seja café da manhã, almoço ou jantar, escolha uma refeição do dia, de preferência uma que você realize em casa, e vá ao banheiro depois dela mesmo se não estiver com vontade de evacuar. Com essa prática diária, o organismo passará a entender essa refeição como um 'chamado' para a evacuação que se tornará mais regular.

Luta contra a vergonha

Por conta de muitos preceitos errados que vêm sendo transmitidos a meninas e mulheres ao longo dos tempos, boa parte delas têm dificuldades ou mesmo vergonha em fazer suas necessidades fora de casa. É importante não reprimir a vontade de ir ao banheiro por estar fora de casa. Essa atitude é uma das principais causas de constipação.

Foto: © Ljupco Smokovski - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 31 de agosto de 2017 às 13:05 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Remédios caseiros para prisão de ventre', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.