Chá verde: como preparar e tomar

O chá verde, originário da planta Camellia sinensis, é o chá mais popular no Brasil e altamente consumido na China. Preparado com folhas colocadas sob vapor e, na sequência, secas, o chá verde possui inúmeras propriedades, como veremos a seguir.

Composição do chá verde

O chá verde é rico em flavonoides chamados catequinas, que são os fitoquímicos que garantem grande parte de suas propriedades. O chá verde também é rico em cafeína, assim como qualquer outro tipo de chá.

Como preparar o chá verde

Ao fazer a infusão em casa, é importante não deixar a água do chá ferver. O fogo deve ser desligado assim que se formarem as primeiras bolhas e, na sequência, você deve acrescentar as folhas à panela. Você deve manter essa infusão abafada por cerca de dez minutos e depois ingerir o chá verde.

Como tomar o chá verde

Depois de pronto, o chá verde pode ser consumido durante as 24 horas seguintes. Passado esse período, o produto perde boa parte de suas propriedades e é melhor dispensá-lo e fazer uma nova quantidade. Por conter cafeína, não é recomendado tomá-lo perto da hora de dormir. Além disso, o consumo deve ser de até quatro xícaras por dia.

Chá verde emagrece

O chá verde possui propriedades depurativas, diuréticas e lipolíticas, o que o torna o bom aliado na luta contra o excesso de peso. A epigalocatequina galato (EGCG), presente no chá verde, estimula enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, incentivando a quebra delas. Acredita-se que as pessoas que ingerem chá verde têm uma melhor composição adiposa no organismo, reduzindo as chances de ter diabetes e hipertensão. O chá verde também é um poderoso termogênico, auxiliando o corpo a queimar calorias de maneira mais intensa.

Benefícios do chá verde na dieta

As catequinas presentes no chá verde interagem com os receptores da leptina, ajudando a dar uma sensação de saciedade. Além disso, esse chá acelera o metabolismo e queima mais energia do nosso corpo, facilitando também a digestão. O chá verde combate, ainda, os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.

O chá verde como aliado do humor

O chá verde possui um aminoácido chamado L-teanina que, quando é liberado em nosso corpo, aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar. A vitamina C presente no chá verde também atua no hormônio cortisol, produzido em situações de estresse.

Contraindicação do chá verde

Se consumido em altas doses, o chá verde pode causar insônia e gastrite, além de diminuir a absorção de diversos nutrientes, tais como ferro e cálcio. O chá verde também não deve ser consumido durante as refeições e nem por gestantes, pois ele pode reduzir o fluxo de sangue para a placenta. Hipertensos, pessoas com glaucoma e hipertireoidismo integram outros grupos que devem evitar o chá verde.

Chá verde em cápsulas

Algumas lojas de produtos naturais vendem chá verde em cápsulas. Seu uso, no entanto, deve ser receitado por nutricionista ou médico. Além disso, é importante estar atento à composição das cápsulas que às vezes contêm uma série de substâncias danosas ao organismo.

Foto: © bonchan - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Chá verde: como preparar e tomar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade