Arritmia cardíaca por fibrilação auricular - Definição

Novembro 2017


Definição de arritmia cardíaca por fibrilação auricular

A arritmia cardíaca (ou completa) por fibrilação auricular, chamada pela sigla ACFA, é uma anomalia do ritmo cardíaco caracterizado pelas contrações ventriculares do coração ocorrendo de maneira irregular. O ritmo cardíaco é em geral situado entre 120 e 200 (taquicardia) batimentos por minuto. Ela pode ser permanente, mas pode também surgir em episódios e ser percebida pela pessoa através das palpitações, e disparo espontâneo. A sua descoberta é feita por um registro do coração ou eletrocardiograma que por vezes é realizado durante 24 horas: é o holter-ECG. O tratamento tem dois objetivos: lutar contra a complicação maior deste ACFA, a embolia, fluidificando o sangue, e reduzir a velocidades dos batimentos do coração através de medicamentos ou até choques elétricos.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 13 de outubro de 2015 às 17:23 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Arritmia cardíaca por fibrilação auricular - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.