Deficiência de vitamina B12

A vitamina B12 ou cobalamina é uma das substâncias essenciais para o funcionamento do organismo humano. Ela atua na formação das hemácias, previne problemas cardíacos e é necessária para a manutenção do sistema nervoso central. Por conta dessas características, o déficit de vitamina B12 provoca uma forma de anemia chamada de perniciosa ou megaloblástica.

Anemia perniciosa

A anemia perniciosa é um quadro anêmico causado pela falta de vitamina B12 que corresponde à diminuição do nível de hemácias (glóbulos vermelhos) no sangue.

Causas da falta de vitamina B12

O déficit de vitamina B12 e a consequente aparição da anemia perniciosa se deve geralmente à falta do chamado fator intrínseco (FI), proteína produzida pelas células da mucosa do estômago que atua na absorção da B12. Quando o corpo não produz FI suficiente, o intestino não é capaz de absorver apropriadamente a vitamina B12. Além disso, fatores como idade, tabagismo e consumo de álcool reduzem a capacidade do organismo em absorver a cobalamina.

Sintomas neurológicos da falta de vitamina B12

Diversos sintomas estão associados à falta de vitamina B12, ainda que muitas pessoas possam permanecer assintomáticas ou apresentar apenas quadros leves. Os mais importantes costumam ser os de natureza neurológica. O paciente com déficit de vitamina B12 sofre com dificuldades de concentração e de memória. Em idosos, há redução das funções cognitivas. Outros sintomas listados são fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite e palidez, característica mais marcante da anemia.

Falta de vitamina B12 causa queda de cabelo

A falta de vitamina B12, assim como de muitos outros nutrientes, pode provocar queda de cabelo. No entanto, a principal causa de perda dos fios é emocional e o controle de quadros de estresse e ansiedade costuma ser a melhor forma de interromper casos de queda de cabelo não provocados por doenças.

Tratamento da deficiência de vitamina B12

O tratamento para a falta de vitamina B12 - e consequentemente da anemia perniciosa - passa pelo aumento da concentração sanguínea da substância. Em geral, uma alimentação rica em vitamina B12 é suficiente para que o paciente se recupere. No entanto, há casos em que será necessário fazer uso de suplementação por meio de comprimidos ou injeções.

Alimentos que contêm vitamina B12

As principais fontes de vitamina B12 são de origem animal, como carne, leite e seus derivados, ovo e derivados e alguns peixes, como salmão, atum e sardinha.

Falta de vitamina B12 em grávidas

A falta de vitamina B12 em grávidas pode ser muito perigosa. Isso porque o nutriente é essencial para o desenvolvimento cerebral e físico do feto. Gestantes com carência de B12 podem provocar malformações no bebê ou mesmo abortos. O consumo aumentado de vitamina B12 deve se manter durante o período de amamentação. Em alguns casos, o médico pode prescrever uso de suplementos da vitamina.

Falta de vitamina B12 em idosos

Os idosos são os mais afetados pela falta de vitamina B12. Em média, 20% das pessoas acima dos 60 anos sofrem com alguma carência do nutriente. Entre outros fatores, a falta de vitamina B12 está associada ao declínio das funções cognitivas dos idosos.

Foto: © spaxiax - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Deficiência de vitamina B12', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade