O que é o astigmatismo

O astigmatismo é uma anomalia no formato da córnea e que está vinculado à miopia e/ou hipermetropia. Nesta condição, tanto a visão de perto quanto de longe são afetadas. O astigmatismo é um problema de visão presente em cerca de 15% da população em geral. Ele pode ocorrer de forma isolada ou associado a outros defeitos de refração.

Causas do astigmatismo

O astigmatismo se deve a irregularidades na curvatura da córnea de forma que a refração varia entre os diferentes 'meridianos' do olho. Sobre o plano óptico, essas irregularidades fazem com que a imagem formada de um ponto não seja exatamente a imagem real. Desta forma, o portador de astigmatismo vê constantemente imagens borradas e tenta corrigir o problema com estratégias de acomodação, ou seja, com contração e alargamento do cristalino.

O cristalino é uma lente que se encontra dentro do olho e serve para focalizar imagens de forma que uma das zonas focais se coloque sobre a retina, o que permite ver claramente uma parte focalizada do objeto. Quando a acomodação falha por cansaço visual, normalmente ao final do dia, o astigmata volta a ver as imagens borradas.

Tipos de astigmatismo

O astigmatismo pode ser congênito, forma que costuma ser regular, bilateral e simétrica e que vai se aprofundando ao longo da vida. Também há formas de astigmatismo adquirido por traumatismos ou condições anormais da córnea.

Diagnóstico de astigmatismo

O oftalmologista é o especialista responsável por diagnosticar o astigmatismo. Ele deve verificar a eficácia visual na visão de longe e de perto e aufere o grau exato de astigmatismo através de um refractômetro. Este aparelho permite saber o tipo e grau de astigmatismo para prescrever a correção óptica adaptada a cada caso.

Tratamento de astigmatismo

Não existe colírio ou outro tipo de tratamento farmacológico que cure o astigmatismo. Segundo o nível de atividade e os próprios desejos de cada paciente, o oftalmologista pode aconselhar o uso de óculos e/ou lentes de contato. Também é possível propor uma intervenção cirúrgica.

Técnica mais utilizada

A técnica mais utilizada na atualidade é a Lasik, método que serve para tratar tanto o astigmatismo quanto casos de miopia e hipermetropia, ainda que apresente limitações fundamentalmente em casos em que o paciente apresente diplopias a corrigir.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que é o astigmatismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade