O que é glúten e como identificá-lo

O glúten é uma substância resultante da mistura de proteínas encontradas no endosperma da semente de cereais como o trigo, a cevada, o triticale e o centeio. Atualmente, diversos produtos alimentícios possuem a frase 'contém glúten' em suas embalagens, indicando às pessoas portadoras de hipersensibilidade ao glúten para não consumirem aquele alimento.

Para que serve o glúten

O glúten é utilizado para dar elasticidade a massas e, por isso, está presente nos produtos, farinhas e derivados de trigo, cevada, triticale, kamut, aveia e centeio.

Alimentos que não contêm glúten

Atualmente, o mercado tem se empenhado em desenvolver pães e massas em geral sem glúten, porém há alguns alimentos que não possuem glúten em sua composição. Frutas e vegetais, arroz e derivados, milho, fécula de batata e mandioca, carnes e peixe, açúcar, chocolate, gelatina e sorvetes, bem como azeites e margarinas não contêm glúten.

Doença celíaca

Algumas pessoas desenvolveram intolerância ao glúten (doença celíaca), que pode resultar em alergias, danos à mucosa do intestino delgado e má digestão. Há também quem desenvolva lesões na pele, provenientes da alergia ao glúten. Se a doença celíaca for diagnosticada, é fundamental adotar uma dieta sem glúten para combater esses sintomas.

Portadores de doença celíaca

Estima-se que 1% a 2% da população mundial apresente intolerância ao glúten, porém metade dessas pessoas não apresenta sintomas consideráveis. Quem possui doença celíaca deve evitar uma lista extensa de produtos, que incluem derivados de trigo, cevada, centeio, triticale e aveia, incluindo derivados de fabricação caseira ou industrial, como pães, massas, biscoitos, bolos, salgadinhos, barras de cereais, quibe, pizzas, molhos brancos, granola, empanados, farinha de rosca, cerveja, whisky e vodka de cereais.

Efeitos do glúten

Em portadores da doença celíaca, o glúten pode causar reações alérgicas de intensidade variada. Já entre os que não possuem essa condição, o glúten não provoca riscos à saúde. Além disso, o glúten não provoca aumento de peso - como muitos acreditam - e, portanto, retirar o glúten da sua alimentação não vai promover perda de peso.

Foto: © grafvision - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'O que é glúten e como identificá-lo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade