O que são os triglicerídeos

Os triglicerídeos, como o colesterol, fazem parte da classe dos lipídios e constituem uma reserva energética muito importante para o organismo. Eles são compostos de glicerina e ácidos que vêm principalmente da metabolização do açúcar, do álcool e das gorduras.

Fontes de triglicerídeos

Os triglicerídeos provêm de gorduras da alimentação, do consumo de açúcar e álcool. Eles também são produto de síntese hepática.

Hiperlipidemia

A hiperlipidemia é a elevação acima do normal da taxa de lipídios no sangue. Os principais lipídios do organismo são os triglicerídeos, colesterol e fosfolipídios. Uma alta concentração sanguínea de triglicerídeos representa risco importante para a saúde, assim como o colesterol.

Fatores de risco da hiperlipidemia

Sobrepeso, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, uso de pílulas anticoncepcionais, uso de certos medicamentos e consumo de alimentos ricos em gordura representam os principais fatores de risco da hiperlipidemia ou hipertrigliceridemia.

Exame de triglicerídeos

As delimitações de limites aqui apresentados variam de acordo com a técnica utilizada pelo laboratório responsável pelo exame e também de fatores como a idade do paciente. Por conta disso, leve sempre seus exames para apreciação de um médico.

Triglicerídeos normais

Em homens, a faixa considerada normal fica entre 0,45 e 1,75 gramas/litro. Já nas mulheres, o valor vai de 0,35 a 1,4 g/l.

Triglicerídeos altos

Em homens, é considerada alta a taxa de triglicerídeos acima de 1,75 g/l. Entre as mulheres, valores acima de 1,4 g/l já são considerados elevados.

Causas da hiperlipidemia

A hiperlipidemia representa fator de risco para doenças cardiovasculares. Sua origem pode ser genética ou provocada por doenças como o diabetes ou consumo excessivo de álcool.

Pílulas anticoncepcionais

Em geral, as pílulas anticoncepcionais são contraindicadas em caso de hiperlipidemia devido ao risco de trombose. Nesses casos, o uso de outro método contraceptivo é recomendado.

Riscos da hiperlipidemia

A hiperlipidemia aumenta o risco de formação das placas de ateroma, ou seja, entupimento das artérias por acúmulo de gordura. Esta condição evolui de maneira silenciosa durante anos e pode acabar provocando a obstrução parcial ou total de uma ou mais artérias. Segundo o lugar onde a obstrução acontece, pode ocorrer impotência sexual, acidente vascular cerebral, infarto ou arterite dos membros inferiores.

Prevenção da hiperlipidemia

Por conta dos fatores de risco, a melhor forma de prevenir o aumento do nível de triglicerídeos é adotando hábitos de vida mais saudáveis, tais como parar de fumar, praticar atividade física regular, controlar o peso com dieta balanceada. Além disso, é importante medir o nível sanguíneo de triglicerídeos com regularidade.

Tratamento da hiperlipidemia

O tratamento da hiperlipidemia consiste principalmente na adoção de medidas higiênico-dietéticas.

Alimentação

O importante para a alimentação é diminuir o consumo de gordura saturada, isto é, de manteiga, queijos, carnes gordurosas (carneiro, cordeiro), embutidos e doces. Prefira alimentos como a soja, cereais, grãos e oleaginosas. Os esteróis vegetais, encontrados em diversos vegetais, também são muito importantes para o combate ao aumento do nível de triglicerídeos no sangue.

Atividade física

Adotar uma atividade física e praticá-la de modo regular é fundamental para a redução dos fatores de risco da hiperlipidemia. Exercite-se de forma moderada, com pelo menos 30 minutos de atividade por dia.

Medicamentos

O uso de medicamentos para o controle do colesterol e triglicerídeos só deve ser contemplada por médico e paciente após esgotadas todas as tentativas de redução das taxas com mudanças de hábito de vida.

Foto: © Fotolia.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'O que são os triglicerídeos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade