Óleo de chia: composição e benefícios

A chia (Salvia Hispanica) é uma planta originária da América Central e Caribe que ganhou consumidores em todo o mundo nos últimos anos por suas propriedades. Enquadrada na categoria dos superalimentos, a chia é vendida normalmente em sementes - inteira ou moída - mas também pode ser encontrada em forma de óleo e cápsulas em farmácias e lojas de produtos naturais. Conheça a composição, benefícios e contraindicações do óleo de semente de chia.

Composição do óleo de chia

O óleo de chia é um produto rico em ômega 3, fibras, antioxidantes, proteínas, cálcio, magnésio, manganês e fósforo.

Para que serve o óleo de chia

Óleo de chia emagrece

Por sua riqueza e variedade de componentes, o óleo de chia apresenta uma série de efeitos benéficos para o corpo. Em primeiro lugar, ele é indicado para quem deseja emagrecer. No entanto, o óleo de chia - nem nenhum outro alimento - é capaz sozinho de fazer uma pessoa perder peso. Sua ação se concentra no aumento da saciedade e controle da retenção de líquidos. Com isso, sua presença numa dieta balanceada auxilia na eliminação dos quilinhos indesejados.

Outros benefícios do óleo de chia

O óleo de chia também ajuda na diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e no aumento da taxa de colesterol bom (HDL). Além disso, ele possui ação anti-inflamatória, regula o trânsito intestinal, controla a pressão arterial, o que auxilia na redução do risco de doenças cardiovasculares. Por conta de sua ação antioxidante, o óleo de chia combate os radicais livres, melhora a saúde e o aspecto da pele e cabelo e desacelera o envelhecimento. Por último, e de maneira geral, o óleo de semente de chia fortalece as defesas do organismo.

Como tomar o óleo de chia

O óleo de semente de chia costuma ser vendido em cápsulas de 500 miligramas. A indicação convencional é de ingestão de uma cápsula antes do almoço e outra antes do jantar. Essa prescrição, no entanto, deve ser feita por nutricionista ou endocrinologista.

Preço do óleo de chia

É possível encontrar frascos com cápsulas do óleo de semente de chia por preços bastante variados. Porém, em média, um frasco pode ser encontrado por valores entre R$ 40 e R$ 60.

Efeitos colaterais do óleo de chia

Ainda não foram descritos efeitos colaterais do óleo de semente de chia em estudos científicos. Porém, como qualquer suplemento alimentar, o uso da chia deve ser feito sob indicação médica e atentando principalmente para o risco de consumo excessivo de certas substâncias presentes na composição do óleo e que podem ser encontradas também em outros alimentos.

Contraindicações do óleo de chia

O óleo de semente de chia não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes. Além disso, pessoas alérgicas a mostarda não devem consumir o óleo de chia, bem como pacientes com hipertensão arterial que fazem uso de remédio para controle da pressão, já que a chia corta o efeito deste medicamento.

Foto: © spline_x - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Óleo de chia: composição e benefícios', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.