Alimentos para ganhar massa muscular

Pegar pesado na academia não é a única ação necessária para se ganhar massa muscular. Para alcançar o objetivo que se deseja, a alimentação é fundamental. Além disso, o regime alimentar de quem quer ter mais músculos não precisa se restringir ao já clássico prato de frango grelhado com batata doce. É possível - e mesmo necessário - realizar variações, sempre baseando a dieta no consumo de proteínas, 'boas gorduras', frutas e legumes. Conheça os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular.

Alimentos ricos em proteínas

As proteínas são as substâncias essenciais para o ganho de massa magra. Elas estão presentes nas carnes vermelhas magras, frango, porco e peixes como salmão, atum, truta e sardinha. Ainda nos frutos do mar, a lagosta é uma fonte importante de proteínas, mas seu alto custo geralmente impede o uso regular deste alimento. Além disso, o ovo, principalmente a clara, e alguns queijos, como o minas e cottage, são boas fontes de proteínas e opções para o café da manhã e lanches entre as refeições.

Gorduras saudáveis

Para a maioria das pessoas, o termo gordura é associado a alimentos pouco saudáveis e contrários à busca de tônus muscular. No entanto, existem gorduras saudáveis - chamadas cientificamente de insaturadas - que podem e devem ser consumidas por quem quer ganhar massa muscular, pois esse tipo de gordura é importante para diversas funções do organismo.

Entre as principais fontes de gorduras saudáveis estão abacate, azeite extravirgem e iogurtes naturais. O grande destaque das fontes de gordura boa, porém, são as oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, macadâmia, entre outras.

Prefira cereais integrais

Para ganhar massa muscular, é preciso fazer uma substituição no consumo de cereais. Para quem não dispensa o arroz, por exemplo, o mais correto é trocar a forma refinada pelo arroz do tipo integral. Cereais integrais trazem melhor aporte de nutriente e são mais facilmente digeridos do que os tipos refinados.

Frutas e vegetais

O consumo de frutas, legumes e verduras é muito importante para o ganho de massa magra, pois estes produtos aumentam a saciedade, aportam boas quantidades de vitaminas e minerais variados, além de alguns deles terem altas concentrações de fibras, que regulam o trânsito intestinal e auxiliam na absorção de outros nutrientes.

Evite açúcar e gorduras saturadas

Os alimentos que devem ser cortados da dieta de quem quer ganhar músculos são o açúcar e as gorduras saturadas. Assim o consumo de doces, refrigerantes e outras bebidas artificiais, frituras e farináceos deve ser excluído do cardápio ou ser bastante reduzido.

Foto: © Iulian Valentin - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Alimentos para ganhar massa muscular', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade