Atonia - Definição

Dezembro 2017


Definição de atonia

A atonia é uma diminuição da tonicidade normal de um órgão. Esse termo é utilizado principalmente no caso de músculos e define uma deficiência da força de contração muscular. Qualquer músculo do corpo pode ser afetado, tanto aqueles com comando voluntário e quanto os músculos lisos. Desse modo, a atonia intestinal, por exemplo, causa lentidão do trânsito levando à constipação. A atonia é um sintoma cuja causa deve ser procurada e corrigida para permitir a recuperação da tonicidade muscular normal. A síndrome de Forster ou atonia astásica é uma doença congênita caracterizada por atonia muscular generalizada, o que provoca grandes problemas de locomoção.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 24 de outubro de 2017 às 13:42 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Atonia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.