Atopia - Definição

Dezembro 2017


Definição de atopia

A atopia é a suscetibilidade de um indivíduo em apresentar sinais clínicos depois do contato com alergênicos, geralmente inofensivos ao restante da população. Ela ocorre em função de uma produção elevada de proteínas chamadas de imunoglobinas, sintetizadas ao primeiro contato com alergênico. Falamos também de terreno atópico quando um indivíduo possui certa predisposição à atopia. Ela começa frequentemente na infância, em geral por meio manifestações cutâneas e pode, por vezes, evoluir para alergias respiratórias, como a asma. Possuir parentes alérgicos é fator de risco importante para a atopia.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 27 de novembro de 2017 às 09:11 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Atopia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Atonia - Definição
Atrofia cerebral - Definição