Medidas para combater a tosse

Reflexo natural do corpo para eliminar irritações pulmonares, a tosse pode ser causada por gripes, resfriados, inflamações na garganta ou alergias. Geralmente, a tosse seca ou com catarro é tratada de forma caseira, com remédios naturais como chás. Apenas em casos graves de tosse o médico prescreve medicamentos.

Remédio caseiro para tosse seca

Um dos melhores remédios para a tosse seca é o xarope de mel com limão e própolis, que pode ser feito em casa e leva 8 colheres de sopa de mel, 8 gotas de extrato de própolis e suco de 1 limão médio. Para preparar o xarope, pegue um frasco de vidro com tampa, adicione mel e suco de limão e coloque o extrato de própolis. Mexa bem e tome o xarope três a quatro vezes por dia, até os sintomas desaparecerem.

Chá para combater a tosse

Outra receita muito utilizada no combate à tosse é o chá de equinácea com gengibre e mel. Essas plantas medicinais, combinadas ao mel, fortalecem o sistema imunológico e ajudam o corpo a eliminar a tosse. Para o preparo do chá, você precisará de 2 colheres da raiz ou folhas da equinácea, gengibre fresco e 1 litro de água fervente, que receberá os ingredientes por 10 minutos. Depois de coar a infusão, adicione mel e tome a bebida três vezes por dia.

Inalação no combate à tosse

As inalações são opções muito adotadas para tratar a tosse. Elas podem ser feitas com extratos de própolis ou óleo de eucalipto. Banhos de vapor também ajudam a combater os sintomas da tosse.

Como combater a tosse com catarro

A tosse com catarro pode representar uma série de doenças, incluindo tuberculose e bronquite. Por isso, é importante observar o aspecto do catarro eliminado e, caso a tosse persista por mais de três dias, procurar um médico para que ele avalie a situação e prescreva a realização de exames se achar conveniente.

Tosse com catarro e falta de ar

A tosse com catarro que também provoca falta de ar no paciente pode ser sinal de bronquite e deve ser tratada com remédios prescritos por um médico.

Tosse com catarro verde ou com catarro amarelo

Geralmente, a tosse acompanhada por catarro de coloração verde ou amarela sinaliza uma infecção bacteriana, que também requer acompanhamento médico e uso de antibióticos.

Tosse com catarro e sangue

Quando o paciente expele catarro e sangue durante a tosse, deve procurar um médico de maneira imediata. Em muitas das vezes, esse tipo de tosse indica um quadro de tuberculose ou lesão nas visas respiratórias. Caso o diagnóstico de tuberculose for confirmado, o paciente deve realizar o tratamento, que dura cerca de seis meses e é gratuito, até o final para garantir que a doença foi completamente eliminada.

Como combater a tosse com catarro

Como falamos acima, é fundamental entender o motivo da tosse com catarro, que, muitas vezes, precisa ser tratada com medicamentos específicos. Entretanto, caso o catarro seja branco, geralmente não há com o que se preocupar e o tratamento deve ser feito ingerindo bastante água, xaropes expectorantes e fazendo nebulização com soro.

Como combater a tosse com catarro em bebês

Os bebês podem apresentar tosse com catarro e sentir dificuldades para respirar. Para aliviar esses sintomas, é recomendado misturar uma colher de mel com um pouco de água caso o bebê tenha mais de um ano e dar para a criança beber. Banhos mornos e com bastante vapor também ajudam a eliminar o catarro, além de umidificadores de ar, que são indicados para reduzir o mal estar.

Foto: © Vladimir Gjorgiev - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Medidas para combater a tosse', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade