Dieta low carb: o que comer

Julho 2017

A dieta low carb é um regime alimentar baseado na redução drástica ou eliminação do consumo de alimentos ricos em carboidratos. Isso significa o corte de pães e massas, arroz e outros grãos, leite, comida industrializada, leguminosas e até mesmo frutas. Os demais alimentos, no entanto, não sofrem qualquer tipo de restrição. É importante lembrar que a adoção de qualquer dieta deve ser acompanhada por um especialista e combinada com prática de exercícios físicos.


Alimentos permitidos na dieta low carb

A dieta low carb permite que a pessoa coma, sem restrições, todos os tipos de alimentos que não contenham altas quantidades de carboidratos. Desta forma, estão liberados o consumo de carnes de qualquer tipo, vegetais verde folhosos e demais tipos, ovos e gorduras insaturadas, como o azeite de oliva e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas).

As frutas também são permitidas, mas devem ser consumidas com moderação, devido à presença da frutose em sua composição. Derivados do leite como queijos e nata também podem ser consumidos. Queijos brancos, porém, são pouco recomendados. Já as leguminosas (feijão, lentilha e ervilha) devem ter consumo reduzido.

Alimentos a evitar na dieta low carb

A dieta low carb pressupõe o corte significativo ou total de alimentos ricos em carboidratos. Nesta lista, estão incluídos farináceos (pães, massas e biscoitos), grãos, alimentos processados, leite - pela presença de lactose - e qualquer forma de açúcar, como os presentes nos doces.

Café da manhã na dieta low carb

Uma opção de café da manhã low carb envolve, por exemplo, dois ovos mexidos recheados com tomate e orégano, um copo de iogurte integral e um café preto. O famoso pão com manteiga está fora de cogitação.

Receitas da dieta low carb

As porções de arroz e feijão no almoço e jantar devem ser eliminadas ou reduzidas ao mínimo. Em geral, recomenda-se que se você comer arroz e feijão no almoço não repita no jantar ou vice-versa. Uma sugestão de refeição low carb é salada verde com tomate, castanhas e queijo, carne ou peixe, legumes refogados e purê de batata baroa. Beba água ou outras bebidas naturais.

Dieta da proteína

Em geral, existe confusão entre a dieta low carb e a dieta da proteína. Isto acontece porque boa parte das pessoas que iniciam a dieta low carb sem consultar um especialista acabam cortando o arroz e feijão das refeições e compensando essa retirada com aumento no consumo de carne, sem equilibrar a mudança em outros tipos de alimentos. Tal situação, inclusive, pode provocar aumento de peso e não perda.

A dieta da proteína, que verdadeiramente se baseia no consumo de carne e outras fontes de proteína, são indicadas para atletas e pessoas que buscam realizar hipertrofia muscular. Se o seu objetivo não é esse, a dieta da proteína não trará grandes benefícios. Por conta destes detalhes, é sempre essencial consultar-se com um especialista antes de começar uma dieta.

Foto: © Pixelbliss - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Pedro.CCM. Última modificação: 12 de julho de 2017 às 11:36 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Dieta low carb: o que comer', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.