Tipos de remédio para caspa

Dezembro 2017

A caspa ou dermatite seborreica é uma inflamação crônica que se manifesta em locais produtores de oleosidade como o couro cabeludo. A caspa pode, ainda, ser causada por um fungo de origem natural, denominado Malassezia, presente no couro cabeludo de praticamente todas as pessoas.


Sintomas da caspa

Com aparência de lesões avermelhadas que descamam e coçam, a caspa pode ser seca ou oleosa e costuma soltar pequenos flocos esbranquiçados. Não contagiosa, a caspa pode se manifestar em forma de dermatite seborreica em outros locais do corpo, geralmente nos que concentram maior oleosidade.

Remédios para caspa de cabelo

A caspa geralmente é tratada com xampus, condicionadores ou tônicos capilares que contenham substâncias como sulfeto de selênio, piritionato de zinco, corticoides, cetoconazol e ácido alfa-hidróxido (AHA).

Remédios caseiros para caspa

Grande parte dos casos de caspa leve podem ser combatidos com medicamentos caseiros, tais como a aplicação de couve no couro cabeludo, lavar a cabeça com água de beterraba fervida, chá de carqueja, suco de maçã e alcaçuz, que reduz a secreção de óleos no couro cabeludo.

Remédios para caspa no rosto

Algumas pessoas desenvolvem caspa na orelha, na sobrancelha, barba e nos cílios e, para combater esse sintoma, recomenda-se uma boa higiene no local, além da adoção de produtos que contenham enxofre na composição, bem como loções de corticosteroides, dependendo do caso.

Causas da caspa

A caspa ou dermatite seborreica pode ser originada por alterações hormonais, estresse, clima seco ou frio, mudanças de temperatura e alimentação de baixo valor nutritivo.

Foto: © Littlekidmoment - Shutterstock.com

Veja também

Publicado por Natali_CCM. Última modificação: 14 de outubro de 2017 às 20:13 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Tipos de remédio para caspa', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.